A prefeitura de Mateus Leme informou que os humanos que tiveram contato com as três aves diagnosticadas com gripe aviária serão monitorados por dez dias. O foco da doença foi confirmado pelo governo de Minas Gerais nesta terça-feira (27).
Segundo o prefeito do município, Renilton Ribeiro (Republicanos) dois gansos e um cisne negro morreram no dia 16 de maio em um sítio na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As aves foram encaminhadas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e testaram positivo para Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
À Itatiaia, o prefeito informou que sete pessoas, trabalhadores da propriedade, tiveram contato com as aves e vão ficar em isolamento por dez dias. “Elas serão monitoradas por profissionais da saúde para verificar algum sintoma da doença. Até o momento, não há registro disso”, afirmou.

“São aves ornamentais mão comerciais então a população pode ficar tranquila que não tem relação com consumo de carne de frango ou ovos”, disse Ribeiro.
No sítio equipes da prefeitura e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estão levantando se outras aves apresentam algum sintoma para realizarem os testes.
“A suspeita inicial do IMA é que seja uma ave migratória silvestre que tenha migrado para a propriedade e contaminado as aves”, afirmou o prefeito sobre a suspeita preliminar.