Temporal ‘2 em 1’: Juiz de Fora tem tempestade com o dobro do volume de uma chuva ‘muito forte’

PUBLICIDADE

Temporal de menos de uma hora de duração deixou boa parte de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, debaixo d’água na noite desta segunda-feira (22). Na região Leste, a mais atingida, o volume de chuva chegou a 105 milímetros, segundo a Defesa Civil local. Para se ter ideia, o índice é mais do que o dobro usado para classificar uma tempestade como muito forte, o que acontece sempre que a medição passa de 50 mm. Apesar dos transtornos, segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, não havia registro de feridos até as 20h30.

O bairro mais atingido na cidade foi o Linhares (Leste), onde a chuva foi a mais intensa desde 2018. É de lá o registro de 105 mm. Imagens e vídeos nas redes sociais mostram avenidas completamente alagadas, devido ao transbordamento do Córrego do Yung. Passageiros que estavam em um ônibus tiveram que aguardar dentro do veículo até a água baixar para seguirem viagem.

Também houve inundação na região Centro-Sul, que teve 90 mm de chuva. O cruzamento da avenida Presidente Itamar Franco com rua Padre Café, no bairro São Mateus, ficou tomado pela água. Registros semelhantes foram feitos na avenida Rio Branco, a principal da cidade, próximo ao trevo do Bom Pastor, e nas ruas Moraes e Castro e Severiano Sarmento, no Alto dos Passos.

Segundo a Secom, todo o efetivo da Defesa Civil municipal foi mobilizado no atendimento às ocorrências, e a orientação à população segue para não transitar por áreas alagadas.

Entenda o índice pluviométrico

Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.

Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.

Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:

Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h
Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h
Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h​

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima