Secretaria de Saúde realiza entrega de cadeiras de rodas a pacientes do serviço de reabilitação

PUBLICIDADE

152 pessoas passarão a ter mais qualidade de vida e mobilidade. A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou o processo de entrega de 280 cadeiras, entre elas cadeiras de rodas padrão, motorizadas, cadeiras especiais com adaptações, cadeiras de banho, além de almofadas de assento especiais.

A conquista foi possibilitada graças a recursos vindos de fontes MAC e FAEC, de portarias do Ministério da Saúde e também de recurso complementar Estadual da Resolução SES/MG 8.394 de 2022, continuada através da Resolução nº 9.982 de fevereiro de 2025. Estão sendo beneficiados pacientes de Manhuaçu e de mais 19 outros municípios da região.

Foi realizada uma breve cerimônia na parte da manhã desta terça-feira (01/04), que contou com a presença dos primeiros usuários a receberem os equipamentos, além de prefeitos, secretários de saúde vereadores de municípios da região, assim como a Prefeita Imaculada, o secretário de saúde Juliano Estanislau, vereadores da Câmara de Manhuaçu, o deputado estadual Grego da Fundação (PMN), a coordenadora do serviço de reabilitação Fernanda Fonseca e seus servidores.

Em sua fala, o secretário de saúde, Juliano Estanislau, destacou que esta era uma demanda reprimida. “É com imenso prazer  que nós estamos aqui hoje para fazer essas entregas, conseguindo agora dar fim, momentaneamente, a uma fila que vinha desde 2019. É um passo e um ganho muito importante não só para quem está recebendo, mas também para nós, que com esforço e dedicação, sobretudo da Fernanda e da sua equipe, fez com que chegássemos a este momento”.

A Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada, agradeceu a equipe e parabenizou os beneficiados. “Nós sabemos que o que está acontecendo aqui hoje não é pouca coisa, estas pessoas esperam há alguns anos este momento, para ter mais qualidade vida, mais conforto e que facilitem o cuidado que a família tem com eles. Quero agradecer ao Juliano e sua equipe, que vem fazendo entregas importantes, como a feita dias atrás com as órteses e próteses. Queremos e iremos fazer muito mais”.

Como ter acesso

Os usuários podem ter acesso ao serviço através das unidades de saúde de referência, que são a porta de entrada para usuários de Manhuaçu ou através das Referências Técnicas constituídas em cada município.

Todos os usuários passam por avaliação para verificar a demanda feita pela equipe técnica do setor e posteriormente são direcionados para equipe da Oficina ortopédica de Diamantina. As avaliações são necessárias, pois todas as órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM’S), são disponibilizadas de forma personalizada, atendendo às necessidades dos usuários. Sendo assim, o serviço não dispõe de materiais a pronta entrega e essa dispensação é realizada após avaliação para o usuário.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima