Reajuste da educação fica a um passo de ser votado em 1° turno na ALMG
O projeto de lei (PL) que concede reajuste salarial de 12,84% aos servidores da educação estadual de Minas Gerais está a um passo de ser votado em 1° turno pelos deputados estaduais. Nesta terça-feira (20), a Comissão de Administração Pública (APU) deu aval ao texto, apresentado pelo governador Romeu Zema (Novo). Agora, antes do texto chegar ao plenário, é preciso que o tema seja debatido na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).
A APU foi o segundo comitê a recomendar o aumento nos vencimentos dos professores. Mais cedo nesta terça, houve o consentimento da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“É uma reivindicação de toda a categoria no estado. Tem uma frase clássica que diz que nós temos que dar um passo atrás para dar dois passos à frente. Nesse momento, entendemos que toda a categoria anseia por esses 12,84%, que é uma correção do piso proporcional”, disse o deputado Professor Cleiton (PV), acrescentando que a bancada da educação seguirá lutando pelo pagamento do piso nacional integral.
Durante a sessão, deputados ligados à segurança repetiram expediente adotado na CCJ e defenderam a inclusão de emenda para garantir aumento de 12,84% também às forças policiais do estado. O pedido, contudo, acabou rejeitado.