Premiações no encerramento do Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas
Cafés da região são destaques no 25º Simpósio de Cafeicultura da Região das Matas de Minas. Evento teve uma feira dedicada a degustação e comercialização de cafés especiais de produtores e ainda concursos para eleger o melhor café e ainda o melhor preparo.
Durante os dois dias do evento, no Complexo Boston City em Manhuaçu, produtores e profissionais do setor participaram de uma programação diversa, com workshops, palestras, degustações, conversas e premiações, para compartilhar conhecimento, descobrir tendências, fazer negócios e fortalecer parcerias.
A Passarela do Café, como foi denominada, garantiu um espaço para apresentação, preparo, comercialização e degustação dos cafés selados e premiados da região das Matas de Minas. Diversos produtores de vários municípios participaram da mostra.
CONCURSOS
Durante o evento, aconteceu a degustação e votação popular do Top Café Matas de Minas – edição 2024. Os participantes degustaram cafés dos produtores em garrafas térmicas sem identificação e votaram nos melhores.
Os três mais votados foram: 1º Lugar Ercilei José de Oliveira – Sítio Varinhas – Palmeirinhas – Manhuaçu; 2º Lugar Fabiano Diniz – Café Alto da Serra – Dom Corrêa – Manhuaçu; e 3º Lugar – Ari de Oliveira Filho, Café Vista da Serra – Alto Jequitibá.
Na última parte, aconteceu a final do 1º Desafio de Métodos de Preparo de Café das Matas de Minas, coordenado pela Q-grader, Mestre de Torra e Barista Kahina Hott.
Com um júri técnico e popular, foram eleitos os três melhores preparos. O 1º Lugar foi Fabiano Diniz; seguido da jovem Maria Gabriele e depois do jovem Darlan.
Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó