Posto de saúde pode perder doses 326 doses de vacinas após furto de cabos em posto
Um furto de cabos de energia pode ter causado um prejuízo maior que uma simples falta de luz em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Poços de Caldas, no Sul de Minas. Trezentas e vinte e seis doses de vacinas podem ter que ser descartadas devido a falta de refrigeração.
Segundo a prefeitura, o crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (12) na UBS São Jorge, localizada no bairro Vila Cruz. O fato foi descoberto após uma enfermeira, que chegava ao local por volta das 6h30, ter constatado que não havia energia.
Como não se sabe quanto tempo os refrigeradores ficaram desligados, algumas doses de rotina foram retiradas do acondicionamento e levadas para análise na Superintendência Regional de Saúde. “Esta análise laboratorial é um procedimento padrão nos casos de falta de refrigeração. Com a análise será constatado se as doses devem ou não ser descartadas”, informou.
Ainda de acordo com a prefeitura, os imunizantes contra a Covid-19 e a Influenza – H1N1 não ficam no posto de saúde. Saiba quais e quantas doses correm o risco de serem jogadas fora:
– 8 doses de DT – (Antitetânica );
– 3 doses de DTP – (Tríplice Bacteriana);
– 21 doses de DTP acel – (Vacina Tríplice Acelular);
– 5 doses de FA – (Febre Amarela);
– 20 doses de Hepatite A;
– 12 doses de Hepatite B;
– 61 doses de HPV;
– 20 doses de MMC – (Meningocócia tipo C);
– 17 doses de MM ACWY – (Meningocócia ACWY);
– 18 doses de Penta – (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite);
– 10 doses de TV/SCR Unidose – (Sarampo, Caxumba e Rubéola);
– 48 doses de SCR multidose – (Sarampo, Caxumba e Rubéola);
– 45 doses de Dupla Viral –
– 15 doses de Varicela;
– 4 doses de VIP – (Vírus com Poliomelite Inativado);
– 2 doses de VOP – (Vacina Oral Poliomelite);
– 17 doses de Rotavírus.
A vacinação contra a Influenza está suspensa no local até que a energia elétrica seja restabelecida. O atendimento de rotina foi retomado durante o dia.
Um boletim de ocorrência foi registrado junto à Polícia Militar. Até o momento, nenhum suspeito do furto foi localizado, e o caso foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Poços de Caldas.
O TEMPO