Palmeiras é goleado pela LDU e se complica na semifinal da Libertadores

PUBLICIDADE

Palmeiras foi goleado por 3 a 0 pela LDU na noite desta quinta-feira (23), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, pela ida da semifinal da Copa Libertadores. Muito superado na altitude de Quito, o Verdão se complicou na luta por uma vaga para a final do torneio continental.

Os três gols marcados pela equipe equatoriana foram anotados na primeira etapa, com Villamil (duas vezes) e Alzugaray. A equipe de Abel Ferreira tentou minimizar os danos do segundo tempo, mas sem sucesso.

Para avançar de fase, o Palmeiras precisará vencer por quatro gols de diferença no duelo da volta, em São Paulo. Um triunfo por três tentos levaria a eliminatória para as penalidades máximas. Qualquer outro resultado elimina o Alviverde.

O Palmeiras volta a entrar em campo no próximo domingo (26), contra Cruzeiro, no Allianz Parque às 20h30 (de Brasília), pela Série A do Campeonato Brasileiro.

O duelo de volta da semifinal contra a LDU está marcado para a próxima quinta-feira (30), novamente no Allianz, às 21h30. Quem avançar, encara Flamengo ou Racing, da Argentina, na grande decisão da Copa Libertadores. No duelo de ida, no Maracanã, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0, com gol de Jorge Carrascal.

Rotações diferentes

Desde os primeiros instantes, as equipes mostraram ritmos diferentes em Quito, na altitude. Logo aos cinco minutos, Gabriel Villamil finalizou na pequena área e obrigou Carlos Miguel, do Verdão, a fazer grande defesa. Aos nove, Quiñónez arriscou de longe e o goleiro palmeirense voltou a intervir com segurança.

Aos 16 minutos, após tanta pressão, a LDU abriu o placar. Villamil recebeu passe de Quiñónez e, de perna esquerda, fuzilou o gol do Verdão para inaugurar o marcador.

A primeira chegada do Palmeiras ocorreu aos 22 minutos, quando Raphael Veiga finalizou da entrada da área, após passe de Vitor Roque, mas mandou para fora.

Pouco depois, a LDU ampliou. Aos 27, Alzugaray converteu cobrança de pênalti, superando Carlos Miguel. A penalidade foi assinalada após toque de mão de Andreas Pereira dentro da área, em chute de Quiñónez.

Aos 42 minutos, Vitor Roque teve boa oportunidade para o Palmeiras. O atacante recebeu lançamento em profundidade de Raphael Veiga, venceu na corrida os zagueiros, mas parou em grande defesa de Alexander Domínguez.

Antes do intervalo, já nos acréscimos, a LDU marcou o terceiro gol, novamente com Villamil. O meio-campista recebeu passe preciso de Bryan Ramírez e, mais uma vez, caprichou na finalização para balançar as redes.

Tentativa de mudança

Diante do cenário complicado, Abel Ferreira tentou dar sangue novo à equipe com as entradas de Giay e Ramón Sosa nas vagas de Khellven e Raphael Veiga, no intervalo.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Verdão assustou com um arremate de Flaco López dentro da área, defendido por Alexander Domínguez. A equipe de Abel passou a ter mais posse de bola e buscou, ao menos, diminuir o placar.

Verdão é controlado

Por mais que o Palmeiras tenha subido de produção na etapa final, o time não foi capaz de fazer uma segunda etapa consistente, com frequente perigo à meta de Alexander Domínguez.

Outros atletas entraram na segunda etapa para mudar o cenário, como Jefté, Allan e Bruno Rodrigues, mas não foi o suficiente. A LDU soube controlar o adversário e correu poucos riscos diante de seu torcedor.

A melhor chance do Palmeiras na segunda etapa veio com Ramon Sosa. Faltando pouco para o apito final, o atacante paraguaio saiu cara a cara com o goleiro adversário, mas Domínguez conseguiu grande intervenção.

Expulsão no fim

Nos acréscimos, ainda deu tempo de Bryan Ramirez ser expulso pela LDU, após forte entrada em Giay, do Palmeiras. O árbitro Facundo Tello tomou a decisão após revisão no VAR.

LDU 3 x 0 Palmeiras

LDU

Alexander Domínguez; Minda, Ade e Mina (Cuero); Quintero, Villamil, Gruezo, Medina (Estrada) e Quiñonez; Alzugaray (Lautaro Pastrán) e Ramírez. Técnico: Tiago Nunes.

Palmeiras

Carlos Miguel; Khellven (Giay), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Emi Martínez (Allan), Andreas Pereira, Raphael Veiga (Ramon Sosa) e Felipe Anderson; Flaco López e Vitor Roque (Bruno Rodrigues). Técnico: Abel Ferreira.

  • Motivo: Jogo de ida das semifinais da Copa Libertadores
  • Data e horário: 22 de outubro de 2025 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
  • Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (EQU)
  • Árbitro: Facundo Tello (ARG)
  • Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
  • VAR: Héctor Paletta (ARG)

Gols

  • LDU: Villamil (16min/1ºT e 47min/1ºT) e Alzugaray (27min/1ºT)
  • Palmeiras: nenhum

Cartões amarelos

  • LDU: Gruezo, Alzugaray, Ramírez, Mina e Quiñonez
  • Palmeiras: Flaco López

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima