Pacheco pede que Lula se retrate por associar ação de Israel em Gaza ao Holocausto

PUBLICIDADE

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se retrate pela associação feita entre as ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista. O pedido foi feito durante sessão deliberativa nesta terça-feira (20). Pacheco classificou a fala do petista como “inapropriada e equivocada”.

”…Esta Casa repele reações desproporcionais e o uso de violência irracional que tenham ocorrido ou estejam ocorrendo na Faixa de Gaza, durante a contra ofensiva israelense. Contudo, não podemos compactuar com as afirmações que compararam a ação militar que está ocorrendo na região neste momento com o Holocausto, o genocídio contra o povo judeu perpetrado pelo regime nazista na Segunda Guerra Mundial”, disse Pacheco, completando:

“Estamos certos de que uma fala inapropriada e equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente Lula, que é um líder global conhecido por estabelecer, ou buscar estabelecer diálogos e pontes entre as nações. Em especial, por essa confiança, é que uma fala dessa natureza deve render uma retratação. É fundamental que haja uma retratação e um esclarecimento com pedido de desculpas em relação a uma parte da fala que estabelece esta premissa equivocada, pois o foco das lideranças mundiais deve estar na resolução do conflito entre Israel e Palestina.”

Pacheco afirmou que acompanha “com grande preocupação” os desdobramentos do conflito entre Israel e Palestina. “Os judeus, e sua história, assim como os palestinos, merecem o mais absoluto respeito, e este Senado Federal clama pela paz entre as nações. A solução para o conflito passa, necessariamente, pelo cumprimento dos tratados de direitos humanos e pelos mecanismos multilaterais de solução de controvérsias, sempre respeitando a memória histórica dos povos envolvidos.”

No último domingo (18), Lula associou a operação militar de Israel contra o Hamas ao Holocausto dos judeus na Segunda Guerra Mundial. “Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou o presidente.

Além do governo de Israel — que convocou o embaixador brasileiro em Tel Aviv para explicações —, houve reação de políticos de oposição no Brasil.

Pacheco pede que Lula se retrate por associar ação de Israel em Gaza ao  Holocausto - Rádio Itatiaia

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima