Ocorrências de estelionato tem crescimento em Manhuaçu e região

O 12º Departamento de Polícia Civil, com sede em Ipatinga e responsável pelas Delegacias Regionais de Ipatinga, João Monlevade, Itabira, Ponte Nova, Caratinga e Manhuaçu realizou um levantamento de dados do estelionato na região, entre 2020 a 2023.

SESP

De acordo com o levantamento, no último ano a maior taxa de incidência ocorreu em Itabira com 95,37 para cada grupo de 10 mil pessoas. Neste mesmo contexto o menor índice ocorreu em Piedade de Ponte Nova com 17,6 para cada grupo de 10 mil pessoas.

O estudo demonstra o aumento de índices em Ipatinga, Coronel Fabriciano e em Timóteo, João Monlevade, Ponte Nova e Manhuaçu, no comparativo de 2022 e 2023. As análises também demonstra a redução ainda que pequena em Caratinga e Itabira, comparando o mesmo período de 2022 e 2023.

O Delegado de Polícia Gilmaro Alves, chefe do 12º Departamento de Polícia, comentou os números levantados em Manhuaçu, que apresentaram ligeiro crescimento, e na área da Delegacia Regional. O Chefe do Departamento, Delegado Geral, Gilmaro Alves Ferreira, destaca que a população deve ficar atenta para se proteger de eventuais golpes com alguns cuidados simples.

De acordo com o artigo 171 do Código Penal, configura como crime de estelionato “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. A pena prevista nesses casos é de reclusão de um a cinco anos, além de multa.

Com informações da ASCOM 12ª RPM

CATEGORIES
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus ( )