As obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, foram entregues nesta segunda-feira (15). Em cerimônia simbólica, as chaves da unidade foram entregues ao Instituto Mário Penna (IMP), responsável pela gestão. O complexo foi projetado para ser o maior do interior de Minas. Os atendimentos devem começar até março de 2026.
A expectativa é que a nova unidade de saúde beneficie mais de 800 mil pessoas de mais de 50 municípios da região. As obras começaram em 2014, mas foram interrompidas dois anos depois, com cerca de metade dos serviços executados, e retomadas em outubro de 2022.
O investimento total foi de R$ 275 milhões. Os recursos para a conclusão das obras fazem parte do acordo de reparação em razão da tragédia em Brumadinho, que deixou 272 mortos.
Estrutura e equipamentos de ponta
Com mais de 22 mil metros quadrados de área construída, equivalente a cerca de três campos de futebol, o hospital abrigará 427 leitos, incluindo internações adulto, pediátrica e maternidade. Trinta leitos compõem a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 25 são leitos de UTI neonatal.
O centro obstétrico terá quatro salas de parto e três alas de PPP, modelo que integra pré-parto, parto e pós-parto, em ambiente humanizado.
A estrutura inclui ainda oito salas de cirurgia, pronto-atendimento com 20 leitos de observação e três de emergência, além de equipamentos de apoio ao diagnóstico, como ressonância magnética, tomografia, ultrassom, ecocardiograma, mamografia, raio-X e endoscopia. A unidade ofertará serviços de alta complexidade, como neurocirurgia, cuidados da obesidade, atendimento a queimados, trauma, hematologia, traumatologia, ortopedia, maternidade de alto risco e urgência e emergência.
Concessão de até 35 anos com Instituto Mário Penna
O Instituto Mário Penna venceu a licitação, realizada em 2021, e firmou contrato com o Governo de Minas em fevereiro deste ano. A concessão, de até 35 anos, prevê o uso do imóvel pelo instituto, responsável pela prestação dos serviços e pela gestão da unidade. O custeio será garantido pelas políticas hospitalares da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

