Nova Fiat Toro 2022: veja itens de série, preços e o que mudou
Novo motor T270, condução autônoma e nível de conectividade não presente nos Fiat atuais são as novidades da nova Toro 2022. Picape já está em distribuição para as revendas da marca
É comum nos grupos de mídias sociais e de WhatsApp discussões em torno da falta de novidades tecnológicas em modelos Fiat. Com a nova Toro 2022, as discussões serão levadas a outro patamar. A primeira mudança visual da picape chega acompanhada de diversas novidades de interação homem-máquina via nova plataforma de conectividade Connect Me.
A plataforma de serviços conectados Connect Me pode ser acessada via smartphone, smartwatch ou pelo Assistente Virtual (Alexa). Ao comprar a nova Toro 2022 o cliente faz um cadastro na concessionária e logo depois recebe um e-mail para finalizar o registro e começar a usar os recursos disponíveis do Connect Me pelo aplicativo do sistema no celular e portal.
Entre os serviços conectados estão disponíveis informações sobre manutenção, assistência mecânica, atualização remota de software e notificações onboard com alertas de recall ou manutenção.
O Connect Me ainda oferece recursos como chamada de emergência manual ou automática. Na manual, se o usuário estiver passando mal ele pode contatar o call center da marca solicitando assistência. Já em acidentes que demandem o acionamento dos airbags, o sistema faz uma ligação automática para o call center, que agirá conforme necessário para ajudar na situação, checando as coordenadas do GPS e informações básicas do veículo. Caso não haja resposta por parte do motorista, o atendente entrará em contato direto com os serviços públicos de emergência.
Outros recursos são o assistente de recuperação a roubo e furto, alerta preventivo de furto, alertas de condução e navegação nativa com informações em tempo real sobre tráfego e radares, por exemplo, baseadas na localização do veículo. Tudo isso feito com visualização completa e intuitiva em 2D ou 3D, acesso rápido para alteração nas configurações e rotas, entre outras vantagens. Baseado na autonomia atual do veículo, o sistema ainda calcula a necessidade de abastecer ao longo do trajeto, já mapeando e sugerindo os postos de combustível no caminho.
O Connect Me permitirá que o clientes faça operações remotas e interagir com o veículo sem que esteja próximo dele por meio do celular, smartwatch e assistente virtual, esta função permite comandos como abrir e fechar portas, acionar luzes e buzinas ou até mesmo a partida na nova Fiat Toro 2022, além do acionamento do ar-condicionado ou aquecedor de forma remota.
Wi-Fi embarcado
A nova Toro 2022 estreia a Wi-Fi embarcado na linha Fiat que em parceria com a TIM já sairá de fábrica com um chip da operadora de celular. Assim, após a compra do veículo e ativação dos serviços conectados, ao realizar o cadastro na TIM, já é possível utilizar o wifi dentro do carro, podendo conectar até oito aparelhos simultaneamente. O usuário também terá acesso a apps de streaming, como podcast, audiobooks.
O período de degustação é sem custo, após serão três planos para os clientes Fiat: básico 5GB com áudio book por R$ 30, Padrão 10GB com Waze (ilimitado) por R$ 50 além do Premium de 40GB com os mesmos conteúdos do pacote anterior adicionando o Cartoon Networks por R$ 100.
O período de testes será de um ano e o cliente poderá usar por um ano todas as aplicações dos Serviços Conectados da nova Fiat Toro 2022. Depois, terá a possibilidade de assinar os serviços, com um pagamento mensal, de acordo com o pacote escolhido. Caso não queira pagar momentaneamente, haverá o pacote Básico por dois anos adicionais, com algumas funções que continuarão disponíveis, a exemplo do Alerta de Manutenção, Informações do Veículo e Notificações Onboard.
Novo sistema multimídia
As versões Freedom e Volcano passam a ser equipadas com central multimídia com tela de 8,4”, já as opções Ranch e Ultra recebem a central verticalizada com tela de 10,1” como antecipado com exclusividade pelo Autos Segredos.
Wireless charger
A picape também passa a ser equipada com carregador por indução, basta ao cliente posicionar seu smartphone na área específica do console para iniciar o carregamento sem fio de seu aparelho. A nova Fiat Toro 2022 conta ainda com porta USB com duas entradas tipo A/C para receber diferentes tipos de conexões, estando totalmente atualizada com os celulares mais modernos do mercado.
Painel digital
Também antecipado por nossa reportagem, a nova Toro 2022 estreará quadro digital na gama Fiat. Com tela digital de 7”, o cluster é de série em todas as versões da picape. O painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas, sem abreviação de palavras.
De acordo com a Fiat, o quadro digital oferece a visualização das informações em tela com três perfis diferentes de visualização. O recurso disponibiliza também a exibição de diversas funções, como status do veículo; alertas e instruções; novo conceito de Trip; novo design de configurações; ambiente de performance (para veículos com motor turbo flex com informações de torque, potência, turbo, RPM e força G) e ambiente ADAS.
Há ainda telas exclusivas com cores e fontes específicas para as funções 4×4 e Sport.
Tecnologia ADAS
Também estreando em modelos Fiat produzidos no Brasil, a nova Toro 2022 recebeu tecnologias de Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS).
Entre as tecnologias estão a frenagem autônoma de emergência (AEB) que por meio da câmera posicionada na dianteira do veículo, o equipamento detecta a distância do carro da frente. Se o espaço se tornar criticamente curto, o AEB avisa o motorista por meio de um sinal sonoro e visual, seguido por um breve acionamento de freio, mas perceptível. Caso o motorista não aplique força de frenagem suficiente, o AEB aumenta a pressão no freio para o nível necessário a que o motorista possa tentar parar o veículo antes que ocorra uma colisão.
A nova Toro 2022 também passa a ser equipada com a comutação automática do farol (AHB). Montada no espelho retrovisor da Nova Fiat Toro, uma câmera detecta várias formas de luzes, incluindo faróis, luzes traseiras e luz ambiente das cidades, que atua da seguinte forma no sistema, em vez de ligar e desligar os faróis manualmente pelo motorista, o sistema analisa essas informações para determinar quando acender ou apagar os faróis altos.
Aviso de saída de faixa (LDW) também é inédito em modelos Fiat produzidos no Brasil. O sistema utiliza a câmera frontal para detectar as demarcações da pista à frente do veículo e monitorar sua posição na faixa de rodagem. Quando a função detecta que o veículo está prestes a se mover involuntariamente para fora da pista, ela avisa o motorista por meio de um sinal visual, sonoro e/ou tátil, como vibração do volante. Esses avisos sinalizam ao condutor que o veículo está saindo do curso, permitindo que ele corrija a direção.
O sistema ADAS é de série nas versões topo de linha Ranch e Ultra e opcionais nas configurações Freedom e Volcano.
Visual da nova Toro 2022
Na dianteira, a nova Toro 2022 recebeu novo capô e para-choque redesenhado com novo ângulo de ataque. A grade mantém quase o mesmo formato atual e tem elementos filetados nas versões Endurance, Freedom e Volcano e em formato colmeia nas opções Ranch e Ultra. Faróis em Full LED são de série a partir da versão Freedom e contemplam os faróis principais, de neblina, luzes de direção e de posição e DRL (luzes diurnas).
As alterações se completam com novas rodas de liga leve dedicadas às diferentes versões.
Interior
O Autos Segredos já tinha cantado a pedra que a picape teria renovação completa no interior. As quatro saídas de ar-condicionado foram mantidas, sendo duas nas extremidades e duas ao lado central multimídia. Ambas mantiveram com formato vertical mas com novo desenho.
O porta-treco acima do porta-luvas não existe mais e no lado do motorista há um porta-treco onde hoje ficavam os comandos dos faróis auxiliares e de ajuste de altura dos faróis.
O console central também muda para abrigar as novas centrais multimídias. Quando o sistema for vertical, a tela se estenderá até os novos comandos do ar-condicionado. Já com opção tradicional, haverá um porta-treco entre a central e os comandos do ar-condicionado.
Motor T270
A novidade em termos de mecânica da nova Fiat Toro 2022 é chegada do novo motor T270. O propulsor está disponível para as versões Endurance, Freedom e Volcano. O motor 13 Turbo Flex tem potência de 185 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 180 cv com gasolina também a 5.750 rpm. O motor é ligado ao câmbio automático AT6.
O motor T270 conta com a tecnologia MultiAir cujo sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga. Ainda segundo a Fiat, o novo motor também conta com um sistema de sobrealimentação. O turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão leva a uma resposta mais rápida do propulsor.
A engenharia da marca trabalhou juntamente com seu fornecedor para que os bicos recebessem cuidados especiais em seu desenvolvimento para que não tenham problemas com o uso do etanol, já que há casos de corrosão em motores com injeção direta de modelos da concorrência.
O motor 1.8 E.torQ fica restrito a versão de entrada Endurance. Ele é ligado aos câmbios manual e automático. O propulsor tem potência de 139 cv com etanol e 135 com gasolina, já o torque é de 18,7 kgfm com gasolina e 19,2 kgfm com etanol a 3.750 rpm.
A engenharia da Stellantis fez alterações no câmbio automático AT6 ligado aos motores 1.8 E.torQ e 1.3 Turbo flex. A transmissão ganhou a função Neutral Function, que coloca o câmbio automaticamente na posição Neutro (N) quando o veículo para em drive (D), por exemplo, em uma parada de trânsito. Isso aumenta o conforto por reduzir trepidações do motor, além de promover economia de combustível.
Novo E-Locker com TC+
As versões equipadas com motores 1.8 E.torQ e 1.3. Turbo Flex ganham o sitema TC+ que estreou na Strada. A função é similar ao sistema Locker das rodas, porém realizado de forma eletrônica pelo controle eletrônico de estabilidade (ESC). Funciona da seguinte forma: se uma das rodas perder a aderência, o ESC irá frear a roda que está deslizando e, assim, transferir o torque para a outra roda, permitindo sair de determinada situação. Item de série nas versões 4×2.
Assim como o Compass 2022, a Toro também não recebeu o motor 2.0 Turbo diesel atualizado que deverá chegar somente no próximo ano. O motor rende potência de 170 cv e torque de 35,7 kgfm a 1.750 rpm. Ele continua com a transmissão automática de nove velocidades e tração 4×4.
Tração 4×4
A engenharia da Stellantis também fez aperfeiçoamentos no sistema 4×4 Low que está mais forte para sair de situações de lama e areia. Quando acionado, a função evita que o sistema ESC corte a potência do motor em caso de deslizamento das rodas. Já o ABS Off Road permite o travamento da roda por breves instantes (uso em caminhos não pavimentados) formando uma cunha de areia ou brita, antes do sistema entrar em ação normal. Sua vantagem é reduzir a distância de parada nesse tipo de piso, no qual a aderência dos pneus é menor.
Itens de série da nova Toro 2022
Confira os destaques de cada versão da linha 2022 da picape e seus respectivos preços:
Endurance Flex AT6 – R$ 114.590
- – Cluster Full Digital de 7’’
- – TC+ (Electronic Locker)
- – Leitor de pressão dos pneus (iTPMS)
- – Airbags laterais e de cortina
- – USB frontal (type A/C)
- – USB traseiro
- – Central multimídia de 7”
- – Dois tweeters
- – Espelho elétrico com Tilt Down
- – Comandos de áudio no volante
- – Ar-condicionado
- – Direção elétrica
- – Vidros elétricos
- – Travamento elétrico
- – Alarme
- – Desembaçador traseiro
- – Banco do motorista ajustável
- – Isofix
- – Piloto automático
- – LED DRL
- – Sensor de estacionamento traseiro
- – Porta escada
- – Repetidor lateral
- – Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder
- – Revestimento de caçamba
- – Rodas de liga leva de 16” (Superspoke)
- – Luz de iluminação da caçamba
- – Lâmpadas traseiras em LED
Endurance Turbo Flex AT6 – R$ 119.590
- Acrescenta em relação à Endurance FLex AT6:
- – Motor Turbo Flex de 185 cv (etanol)
Endurance Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 152.990
- – Motor turbo diesel 170 cv
- – ESC OFF (4×4 low)
- – Motor turbo diesel de 170 cv
- – Transmissão de 9 marchas
- – Tração 4×4 com seletor
- – Controle eletrônico de descida
- – Protetor de cárter
Freedom Turbo Flex AT6 – R$ 131.890
Acrescenta em relação à Endurance:
- – Central multimídia de 8,4”
- – Paddle shift
- – Câmera de ré
- – Volante em couro
- – Ar-condicionado digital dual zone
- – Para-sol com iluminação
- – Apoio de braço frontal
- – Tapete
- – Faróis full LED
- – Roda de liga leve de 17”
- – Barras longitudinais no teto
- – Farol de neblina
- – Capota marítima
- – Maçanetas e espelhos na cor do veículo
Freedom Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 164.390
- – Motor turbo diesel 170 cv
- – ESC OFF (4×4 low)
- – Transmissão de 9 marchas
- – Tração 4×4 com seletor
- – Controle eletrônico de descida
- – Protetor de cárter
Volcano Turbo Flex AT6 – R$ 144.990
- Acrescenta em relação à Freedom:
- – Sensor de estacionamento frontal
- – TBM +NAV (conectividade)
- – Wireless changer
- – Airbag joelho
- – Roda de liga leve de 18”
- – Bancos em couro
- – Kit High tech
- – Retrovisor com tilt down e luz de poça
- – Apoia braço traseiro
- – Porta-objeto no banco do passageiro
- – Keyless Enter-N’Go
- – Assentos com ajuste elétrico
- – Maçaneta e moldura da porta cromada
Volcano Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 177.990
- – Motor turbo diesel 170 cv
- – ESC OFF (4×4 low)
- – Transmissão de 9 marchas
- – Tração 4×4 com seletor
- – Controle eletrônico de descida
- – Protetor de cárter
Ranch Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 185.490
- – Central multimídia de 10,1”
- – Grade frontal diferenciada
- – ADAS: AEB/LDW/AHB
- – Espelhos externos cromados
- – Moldura lateral da caixa de roda específica
- – Barra de proteção para o vidro traseiro
- – Barra de Proteção cromada
- – Santo Antônio cromado
- – Estribo cromada
- – Para- barro
- – Assentos de couro acabamento específico (marrom)
- – Badge externo nas portas da frente
- – Badge interno
- – Acabamentos interiores escurecido
- – Acabamentos exteriores escurecidos
- – Cor e acabamento do painel (marrom)
- – Cluster específico (Welcome Moviment)
- – Tapetes de carpete com bordados
Ultra Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 187.490
- – Central multimídia de 10,1”
- – Grade frontal diferenciada
- – ADAS: AEB/LDW/AHB
- – Dynamic bad cover (capota rígida)
- – Cargo bag
- – Moldura lateral da caixa de roda específica
- – Nova bitola +10 mm
- – Santo Antônio integrado
- – Estribo preta
- – Para-barro
- – Rodas de liga leve de 17” + pneus AT plus com a escrita branca
- – Assentos de couro com acabamento específico (vermelho)
- – Badge externo (portas dianteiras)
- – Badge interno
- – Acabamentos interiores escurecido
- – Acabamentos exteriores escurecidos e logotipo Fiat
- – Maçaneta da porta na cor externa
- – Cor e acabamento do painel (vermelho)
- – Bordado nas costas nos bancos dianteiros
- – Cluster específico (Welcome moviment)
- – Tapetes de carpete com bordados
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Foto | Fiat/Divulgação -
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