Produtores de todos os cantos do planeta já podem se inscrever no maior concurso de queijos das Américas. A competição que reúne centenas de tipos, marcas e qualidades da iguaria tão apreciada em solo mineiro é aberta aos que têm algum tipo de registro junto às autoridades sanitárias do país de origem. Na edição do ano passado foram 1.110 itens, de 14 países, e o troféu de campeão ficou com a Argentina. O Brasil ainda não ganhou o prêmio principal.
Neste ano a disputa ocorre de 26 a 29 de junho no Triângulo Mineiro, durante a ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards. As inscrições vão até 30 de maio e devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do evento www.expoqueijobrasil.com.br
“Novamente limitamos o número de inscritos, medida que, segundo nossa experiência, favorece a diversidade. Pelos contatos já feitos, vamos receber um número ainda maior de amostras de queijos do exterior, em especial da Europa e da América Latina, e mostraremos a riqueza dos sabores das mais diversas regiões brasileiras”, afirma Maricell Hussein, organizadora do evento. “Estamos consolidando a ExpoQueijo como uma vitrine global para o queijo artesanal regularizado, um segmento que cresce de forma impressionante”, completa.
Como os queijos são avaliados?
Com curadoria da equipe técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária mineira, a Epamig, o concurso adota um sistema exclusivo de avaliação. Os queijos inscritos são analisados por um grupo de jurados nacionais e internacionais treinados, com base em sete atributos sensoriais: aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Os premiados recebem medalhas de ouro, prata e bronze em cada categoria, além do prêmio máximo, o Super Ouro, concedido ao queijo de maior pontuação entre todos os concorrentes.
Na edição deste ano serão cerca de 45 categorias de queijos, incluindo produtos feitos a partir do leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e misturas. Assim como em 2024, a avaliação será dividida em três fases, com equipes diferentes de jurados em cada etapa, garantindo a isenção e a excelência técnica do concurso.
Outras atrações além do queijo
Além do Concurso Internacional, a ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards – terá uma Feira Internacional de Negócios com estandes que valorizam o consumo de produtos da agricultura familiar. Também uma série de palestras, conferências e mesas de debate sobre inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal regularizado, entre outros produtos da gastronomia rural.
Celebração de um patrimônio
A edição de 2025 da ExpoQueijo Brasil vai celebrar o reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A decisão, anunciada em dezembro de 2024, coloca oficialmente o QMA no seleto grupo de alimentos com valor cultural reconhecido globalmente. Durante o evento, o público poderá vivenciar essa conquista por meio de programações especiais que destacam as tradições, os territórios produtores e os saberes que há mais de 300 anos moldam a identidade alimentar mineira.
Com cerca de 9 mil produtores e uma movimentação anual superior a R$ 2 bilhões, o Queijo Minas Artesanal representa uma força econômica e cultural em Minas Gerais. Ao receber destaque internacional, ganha ainda mais potencial para abrir mercados, atrair turistas e fortalecer o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas.
Serviço
ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards
Data: 26 a 29 de junho
Local: Grande Hotel e Termas de Araxá. Rua Águas do Araxá, sem número – bairro Barreiro, Araxá (MG)