Manhuaçu se despede do esportista Ubiratan Araújo, o Bira
Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 11/01, no Hospital César Leite, o esportista Ubiratan Araújo (Bira), que tinha 73 anos.
O velório acontece na capela velório municipal de Manhuaçu, de 10 às 16:30. O sepultamento será no final da tarde no cemitério Campo das Flores.
Começou a carreira aos 16 anos, no Botafogo. Foi emprestado ao Bom Sucesso e despontou, retornando ao Botafogo no profissional em 1968, quando disputou a Taça Guanabara. No ano seguinte, o Torneio Rio-São Paulo.
Foi campeão em 71 com a Desportiva (ES) e o Vitória (Bahia). Em 72, estreou no Democrata de Governador Valadares (MG), quando faturou o Torneio Integração. Em 77, conquistou outro título pelo Grêmio de Maringá (PR). Teve passagens também pelo Rosário Central, da Argentina, e o Juventude de Caxias (RS) e no Goiás. Em 1982, disputou o Regional da Liga Esportiva de Manhuaçu.
Ao terminar a carreira de jogador, começou a de treinador. Teve sua marca, o início da profissionalização do Ipiranga em Manhuaçu. Na região comandou ainda o Ipanemense, mas foi no futebol capixaba que conquistou títulos com o Venda Nova, Alegrense e o Linhares.
No esporte de Manhuaçu, foi destaque no comando de escolinhas de futsal e foi referência para uma geração. Também teve passagens como professor no departamento municipal de esportes.
Bira também participou ativamente de programas de rádio e transmissões esportivas da Rádio Manhuaçu e, mais recentemente, no Radar Esportivo e a Hora do Esporte, na Rádio 104 FM.
Para quem não teve o privilégio de ver Bira em ação infelizmente perdeu. Mas, com certeza, a história do futebol de Manhuaçu foi escrita com os seus gols.
A equipe do Portal Caparaó manifesta aos familiares e amigos, nossos sinceros sentimentos.
Carlos Henrique Cruz – Portal Caparaó