Lula afirma que não é contra trabalho aos domingos e feriados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (4) que não é contra o trabalho aos domingos e feriados, mas defendeu um tratamento diferenciado nos direitos e jornada dos trabalhadores do setor de comércio no país.
“Eu não sou contra o trabalhador do comércio trabalhar no domingo porque muita gente só pode ir fazer compra no final de semana ou depois das 19h, 20h da noite. Tem gente que não pode de dia. Mas isso não significa que você tem que obrigar o cara a trabalhar todo sábado e domingo, proibir o cidadão de passar o final da semana com seus familiares”, declarou.
Em seguida, Lula lembrou que em outros setores da sociedade, como na área de saúde, existem os plantonistas, e que é possível criar uma outra categoria para os trabalhadores do comércio, de modo a atender a demanda dos consumidores.
“Nós temos que resolver o problema dos comerciários. Os sindicatos não são contra trabalhar no domingo, eles querem que as pessoas tenham uma jornada respeitada e um tratamento diferenciado para atender uma demanda extra que a sociedade precisa e que o dono do shopping precisa”, completou o presidente.
Desde o ano passado, o Palácio do Planalto tenta costurar um acordo com sindicatos e empregadores. Na semana passada, o Palácio do Planalto editou e depois suspendeu uma portaria que restringia o trabalho aos domingos e feriados para os comerciários e outros segmentos da economia.