Bola de Ouro 2022: Benzema é melhor jogador do mundo
Apresentado aos seus colegas experientes, Karim Benzema, então com 18 anos, teve de passar pelo batismo comum aos novatos no elenco do Lyon: fazer um discurso diante de todos. O jovem atacante tropeçou nas palavras e os mais velhos, como Sylvain Witord, Elber, Sidney Govou e Florent Malouda começaram a rir.
“Não riam. Eu estou aqui para tomar o lugar de vocês”, avisou Benzema naquele janeiro de 2005.
Dezessete anos depois, ninguém ri mais. Em uma das maiores reviravoltas já registradas no futebol europeu, o jogador que era sombra de Cristiano Ronaldo e se tornou um pária do futebol francês foi escolhido o melhor do mundo pela revista France Football. Nesta segunda-feira (17), ele ganhou a Bola de Ouro, prêmio dado pela publicação para o principal craque da temporada.
A eleição não foi nenhuma surpresa. Benzema era favoritíssimo para vencer depois de ter sido escolhido o melhor pela Uefa.
“Ele vai ficar com a Bola de Ouro. Ninguém tem dúvida”, disse no mês passado o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez.
A vitória é mais um golpe no duopólio de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo no futebol mundial. O argentino foi o ganhador em 2021 mas nem disputou o prêmio em 2022. Cristiano Ronaldo terminou em 20º. É a primeira vez desde 2006 que nenhum dos dois está na lista dos três melhores.
“Desde que eu era criança, sempre foi um sonho ganhar a Bola de Ouro”, Benzema já havia dito no ano passado, em entrevista ao diário espanhol AS. “É um sonho da maioria dos jogadores. É verdade que o futebol é esporte coletivo, mas, quando você ajuda a sua equipe a vencer, é protagonista nos triunfos e anota gols decisivos, é natural que aspire vencer a Bola de Ouro.”
Na temporada 2021-2022, encerrada em maio, ele marcou 44 gols em 46 partidas. Foi fundamental para as conquistas do Real Madrid na liga espanhola e na Liga dos Campeões. O principal momento foi nas oitavas de final da competição europeia, quando anotou três vezes em 17 minutos para eliminar o Paris Saint-Germain (FRA).
Benzema se tormou o quinto francês a ganhar o prêmio criado em 1956. Antes dele, Kopa (1958), Michel Platini (1983, 1984 e 1985), Jean-Pierre Papin (1991) e Zinedine Zidane (1998) também venceram.
Veja as posições da Bola de Ouro 2022*:
25º: Joshua Kimmich (Bayern de Munique), Mike Maignan (Milan), Antonio Rüdiger (Chelsea), João Cancelo (Manchester City), Christopher Nkunku (RB Leipzig) e Darwin Núñez (Benfica)
22º: Bernardo Silva (Manchester City), Trent Alexander-Arnold (Liverpool) e Phil Foden (Manchester City)
21º: Harry Kane (Tottenham)
20º: Cristiano Ronaldo (Manchester United)
17º: Casemiro (Real Madrid), Luis Díaz (Porto e Liverpool) e Dusan Vlahovic (Fiorentina e Juventus)
16º: Virgil van Dijk (Liverpool)
14º: Rafael Leão (Milan) e Fabinho (Liverpool)
13º: Sébastien Haller (Ajax)
12º: Riyad Mahrez (Manchester City)
11º: Son Heung-min (Tottenham)
10º: Erling Haaland (Borussia Dortmund)
9º: Luka Modric (Real Madrid)
8º: Vinicius Jr. (Real Madrid)
7º: Thibaut Courtois (Real Madrid)
6º: Kylian Mbappé (PSG)
5º: Mohamed Salah (Liverpool)
4º: Robert Lewandowski (Bayern de Munique)
3º: Kevin de Bruyne (Manchester City)
2º: Sadio Mané (Liverpool)
1º: Karim Benzema (Real Madrid)
*Os clubes de cada jogador são os da temporada 2021/22