Jovem ferido em protesto morre na Venezuela

Estudantes da Universidade Central da Venezuela protestam nesta quinta-feira (4) contra o presidente Nicolás Maduro (Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP)

Um homem de 22 anos morreu nesta sexta-feira (5) após ser gravemente ferido nos distúrbios registrados nesta quinta-feira (4) na cidade venezuelana de Valencia (norte do país), informaram a prefeitura local e fontes médicas. Com isso, o número de mortos nos protestos na Venezuela desde o início de abril chega a 36.

Hecder Lugo Pérez morreu devido a um ferimento a bala na cabeça.

Ao menos outras quatro pessoas ficaram feridas durante os choques entre manifestantes opositores e militares em Valencia, onde também ocorreram saques ao comércio.

A morte de Pérez aumenta para 36 o número de mortos dos protestos iniciados desde 1º de abril para exigir eleições gerais e a saída antecipada do presidente Nicolás Maduro, acusado de gerar a grave crise política e conômica do país.

Assembleia Constituinte

As manifestações acontecem em meio a uma forte piora da economia, que atinge os venezuelanos com uma severa escassez de alimentos e remédios, e uma inflação considerada a mais alta do mundo, projeta para 720% em 2017, segundo o FMI.

Os últimos protestos foram organizados contra a decisão do presidente Maduro de convocar uma Assembleia Constituinte que modificará a Constituição do país e, segundo ele, “levará a paz”. Maduro entregou o decreto para instaurar a Assembleia nesta quarta ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Depois, liderou um ato para milhares de seguidores no centro da capital, cujo acesso é bloqueado aos opositores.

g1

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )