O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), 35 anos, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados neste sábado (1º/2). Ele recebeu 444 votos de um total de 513 deputados.
Com 444 votos, Hugo Motta não conseguiu superar o antecessor e padrinho de candidatura, Arthur Lira (PP-AL), que ocupou o cargo por dois mandatos. Em 2025, Lira também foi apoiado pelo governo e oposição e cravou 464 votos, maior votação absoluta.
Também concorreram à presidência da Câmara os Deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e pastor Henrique Vieira (PSol-RJ). Na eleição, van Hattem obteve 31 votos, e Henrique Vieira, 22.
Motta é o líder da bancada do Republicanos na Câmara e médico de formação. Casado e pai de dois filhos, está no quarto mandato na Casa. Foi eleito ao cargo pela primeira vez em 2010, aos 21 anos, se tornando o deputado federal mais jovem a assumir a função.
No início da tarde, o Senado Federal também elegeu um novo presidente: Davi Alcolumbre (União-AP) volta ao cargo para mais um mandato de dois anos.
Na disputa, Motta desbancou adversários como o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e o líder do PSD, Antonio Brito (BA).
A aliança política articulada por Motta e Lira obteve o apoio de partidos das mais diferentes vertentes políticas, como MDB, PT, PL, União Brasil, PSD, Republicanos, Rede, Solidariedade, PRD, PSDB/Cidadania, PCdoB, PDT, PSB, PV, PP, Podemos e Avante. Apenas o Novo e o PSol não apoiaram a candidatura do paraibano, lançando candidatos próprios.