Após operação conjunta do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e da Polícia Civil de Goiás (PCGO), um homem de 43 anos foi preso em Anápolis, no estado de Goiás, acusado de ser o autor intelectual de uma tentativa de homicídio praticada em fevereiro deste ano, na zona rural de Ipanema, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. A vítima, um homem de 34 anos, foi atingida por disparo de arma de fogo. O crime teve por motivação uma dívida de cerca de R$ 400 mil existente entre o mandante e a vítima.
A PCMG apurou que, depois de praticado o delito, o homem de 43 anos fugiu de Ipanema e passou a se esconder em vários lugares, utilizando diferentes veículos e aparelhos celulares, tudo para tentar dificultar a sua localização.
Mesmo foragido, o autor participou da audiência referente ao processo em que é julgado por meio de videoconferência, alegando que estaria no município mineiro de João Pinheiro a trabalho.
Após pedido cautelar sigiloso, o MPMG descobriu que, na verdade, ele estava em Anápolis. A partir daí, a PCMG e a PCGO intensificaram o monitoramento e pesquisa de vínculos do homem na cidade, confirmando a informação e detalhando que ele estava em uma casa. No dia 27 de agosto, foi cumprida ordem de busca e apreensão no imóvel, ocasião em que o homem foi preso.
Durante a investigação – com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais em Ipanema e Ipatinga, bem como da Polícia Militar do Espírito Santo – foram apreendidos também dois veículos (um Nissan Kicks e um Chevrolet Meriva), além de uma pistola calibre 9mm, munições, carregadores, notas promissórias, celulares e outros documentos.
O promotor de Justiça Rodrigo Menezes Cerqueira Santos destacou que a prisão só foi possível devido ao trabalho integrado das instituições.