Governo de Minas impõe toque de recolher em mais 21 cidades
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e do Comitê Extraordinário Covid-19 publicou deliberação neste sábado (6) no Minas Gerais, o diário oficial do Estado, que coloca mais 21 municípios na onda roxa do programa Minas Consciente. Entre as medidas da nova onda está o toque de recolher entre 20h e 5h para as cidades da microrregião de Ponte Nova, na Zona da Mata.
A vigência da onda roxa para a região é deste sábado até o próximo dia 20. A deliberação, entretanto, não traz qual foi o fator que motivou a mudança de patamar da microrregião.
Embora o Minas Consciente trabalhe, atualmente, com o número de 60 municípios na onda roxa, o número pode chegar a 100 após a deliberação deste sábado. Isso porque na sexta, Ouro Preto, Itabira e outras 17 cidades anunciaram a adesão voluntária ao plano.
O protocolo mais rígido de combate ao coronavírus foi anunciado pelo governador Romeu Zema (Novo) no último dia 3 e, inicialmente, estava prevista para as macrorregiões Noroeste e Triângulo Norte. Os critérios anunciados para uma região adentrar à onda roxa são taxa de distanciamento social; desassistência e taxa de ocupação de leitos; a taxa de incidência e surtos e a taxa de óbitos.
Já entre as medidas adotadas estão a suspensão das cirurgias eletivas; apoio das forças de segurança; circulação de pessoas apenas relacionadas à atividades essenciais; proibição de circulação de pessoas e carros em atividade não essenciais; toque de recolher entre 20h e 5h; proibição da circulação de pessoas sem máscara em espaços públicos e privados; proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe, exceto se for para realizar consultas ou exames; proibição de reuniões presenciais, inclusive mesma família que não moram juntos; proibição de eventos públicos ou privados que possam gerar aglomeração e barreiras sanitárias de vigilância.
Veja a lista dos 21 municípios que entram na onda roxa a partir deste sábado:
Acaiaca
Alvinópolis
Amparo do Serra
Barra Longa
Diogo de Vasconcelos
Dom Silvério
Guaraciaba
Jequeri
Oratórios
Piedade de Ponte Nova
Ponte Nova
Raul Soares
Rio Casca
Rio Doce
Santa Cruz do Escalvado
Santo Antônio do Grama
São José do Goiabal
São Pedro dos Ferros
Sem-Peixe
Sericita
Urucânia