Ex-aluna do SENAR empreende com derivados de leite em Espera Feliz
O gosto pela cozinha e o conhecimento adquirido no curso de Fabricação de Laticínios oferecido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Espera Feliz em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos tornaram-se uma oportunidade de negócio para Hyllana Silva de Oliveira.
Assim que terminou a capacitação, em dezembro de 2021, Hyllana passou a usar parte do leite produzido na propriedade para fabricar iogurtes e doce de leite e criou a marca Produto Artesanal Oliveira Shallon. As vendas, feitas sob encomenda, foram um sucesso imediato e seguem sendo um complemento à sua renda.
O queridinho dos clientes é o iogurte de morango feito com pedaços da fruta. “Fazia embalagens de 500ml, mas todos estavam dizendo que era pouco e acabava rápido demais. Agora faço embalagens de um litro e vendo por R$15”, contou Hyllana.
A empreendedora se prepara para iniciar a fabricação de queijos e ressaltou que mesmo depois da formação, conta com o auxílio do instrutor Mauro Mansur.
“Ele é um excelente professor, muito atencioso! Deixou todos os processos claros para a gente e se mostrou disponível para entrarmos em contato. Assim que comecei a produção fiquei em contato com ele para garantir que estava fazendo da maneira correta”.
O instrutor lembrou que Hyllana foi uma aluna muito participativa durante o curso e reforçou que a aplicação e interesse no aprendizado foram fundamentais para o sucesso de seu empreendimento. “Ela aprendeu como processar corretamente o leite e a elaborar produtos com qualidade e de acordo com as normas higiênico-sanitárias. Sinto-me gratificado ao ver uma egressa conseguindo agregar mais valor ao leite e elevar sua qualidade de vida e a parabenizo pela iniciativa e espírito empreendedor”, disse Mauro Mansur.
Para o mobilizador do Sindicato de Espera Feliz, Leonardo Chaves de Souza, destacou que a história de Hyllana ilustra as oportunidades que o Sistema FAEMG oferece especialmente às mulheres do campo para que desenvolvam suas habilidades. “É muito importante oferecer espaços para as mulheres porque o aprendizado delas contribui para o desenvolvimento de suas comunidades e da sociedade. As mulheres dão show em todos os cursos que participam”.