Encontro reúne mais de 10 terreiros de umbanda em Salvador
Líderes da Umbanda se reuniram na Capital Baiana no último dia 17, para apresentar a UMBAHIA 2017 e a Feira de Terreiros de Umbanda da Bahia. O encontro é inédito no estado e contou com representantes de mais de dez Terreiros de Salvador e região. Liderado por Pai Raimundo e Mãe Taiane Macedo, o evento trouxe atividades que promoveram a discussão e envolvimento de todos para a realização do primeiro grande encontro de Umbandistas da Bahia. O evento acontece dia 18 de novembro, das 9 às 18 horas, no Grand Hotel Stella Maris é realizado pelo CUMOA- Centro de Umbanda Místico Oxum-Apará que contará com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com o Pai Rafael Moraes, dirigente da Tenda Umbandista Maria Senhora da Piedade e Cavaleiros de Jorge, com a participação de grandes terreiros de Umbanda da Bahia.
A data escolhida é por um motivo especial. É que em 2012, a ex-presidente Dilma Rousseff instituiu o dia 15 de novembro como Dia Nacional da Umbanda. Uma forma de comemorar e reverenciar uma data tão importante para a religião. O local ainda não foi escolhido, mas de acordo com os organizadores com a proximidade do evento, o espaço será divulgado para o público. O UMBAHIA
Com o objetivo de celebrar os 109 anos da umbanda, no local haverá feiras de terreiros, apresentações artísticas, palestras e shows. O evento ainda contemplará o lançamento do livro “Caridade, Amor e Perversão”, de Alexandre Cumino e Rodrigo Queiroz. Diversos terreiros terão espaços para venda de produtos como artesanatos, livros, quadros e tudo inerente à Umbanda, onde toda a sua receita financeira será revertida para a sua própria instituição religiosa. As inscrições serão feitas também em troca de três quilos de alimentos, que serão doados às entidades contempladas.
Para finalizar o evento, haverá a apresentação de Ana Mametto, com participação de Rita Ribeiro, no show Tecnomacumba.