Empório Paixão é vitrine para produtores e artesãs em Manhuaçu
Inaugurado há três meses pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, o Empório Paixão é uma alternativa de comercialização para produtores rurais e artesãs do município, além de Reduto e Luisburgo, egressos de cursos e programas especiais oferecidos pelo Sistema Faemg Senar.
A loja fica na sede da entidade, no centro da cidade. A variedade de produtos está conquistando o público e agradando os expositores. Café especial e cachaça são os produtos mais vendidos, segundo a agente de desenvolvimento rural (ADR) do Sindicato, Patrícia Sad. “Eles representam as nossas tradições, a nossa cultura e são excelentes lembranças de Manhuaçu para os visitantes”.
Vitrine para o presente e o futuro dos negócios
Dulcineia Prado, produtora do café Dulce Marias, em Luisburgo, aprova a iniciativa pelo seu potencial. “A visibilidade dos produtos para que a nossa região os conheça, já é um grande ganho para todos nós. As vendas já começaram e devem aumentar no futuro. Estou muito feliz”.
Membro da diretoria do Sindicato, o produtor Daniel Corcetti, do Café Corcetti, concorda com a produtora e destaca que “o espaço é perfeito pois está à altura dos olhos das pessoas que passam na rua”.
Aparecida Noronha atua com turismo rural e levou para o empório itens de decoração, doces e chás. “Consegui um aumento no orçamento que não teria sem o empório. Agradeço a oportunidade de expor gratuitamente e vender meus produtos”, disse satisfeita.
Artesanato em foco
Os trabalhos manuais chamam atenção pela variedade. Tapetes, bordados e pintura em tecidos como toalhas e panos de prato, crochê, trabalhos em madeira e materiais reutilizados ocupam as vitrines mostrando especialmente o trabalho das mulheres.
A artesã Regina Silvestre Fé é a presidente da Associação de Mulheres Rurais de Palmeiras e afirma que a loja tem sido fundamental para a divulgação. “Agora as pessoas sabem onde encontrar nosso trabalho”. Ela, que faz pintura em tecido, disse que os pedidos vindos por meio do empório estão crescendo. “As pessoas conhecem as peças na loja e fazem encomendas dos produtos que desejam”, explicou.
A artesã Marlene Louback atribuiu ao Sistema Faemg Senar o seu sucesso na profissão. “A minha principal renda hoje vem da pintura em tecido. Os cursos e a amizade da Isaura Paixão foram muito importantes para mim, e esse empório é a continuidade do apoio que sempre recebemos do Sindicato”.
Legado e admiração
A loja foi batizada com o sobrenome da ex-ADR da entidade, Isaura Paixão. Que faleceu em 2023 e tem o seu legado reconhecido pela grande colaboração ao desenvolvimento do agronegócio da região. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Antônio Teodoro Dutra destacou o importante trabalho que Isaura fazia junto às mulheres rurais e destacou que o empreendimento é uma maneira de honrar a sua memória.
Ele também enfatizou que o empório promove a “oportunidade de vendas no centro da cidade e de visibilidade para os trabalhos desenvolvidos com auxílio do Sistema Faemg Senar durante todos esses anos”.
Espaço aberto
Os produtores e artesãos interessados em expor na loja devem procurar a ADR Patrícia Sad, no Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu. Vale destacar que o espaço é exclusivo para associados e egressos das capacitações oferecidas pela entidade em parceria com o Sistema Faemg Senar.