Programa do Sistema Faemg Senar alcançará mais de 2000 produtores rurais
Até o fim deste ano, o Sistema Faemg Senar vai implantar 23 novos grupos do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de abrangência do Escritório Regional de Viçosa. Eles se somarão aos 53 grupos já ativos atendendo assim há mais de 2000 produtores rurais. A ampliação reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento do campo e o apoio direto aos produtores.
Os novos grupos vão atender cadeias produtivas estratégicas como cafeicultura, bovinocultura de leite, apicultura, fruticultura, olericultura e agroindústrias de derivados lácteos e de cana-de-açúcar. As ações alcançarão produtores de 27 municípios das Matas de Minas e Caparaó. São elas: Alvinópolis, Mariana, Matipó, Manhuaçu, Santa Margarida, Guiricema, Muriaé, Tombos, Simonésia, Itabirito, São Domingos do Prata, Alto Jequitibá, Carangola, Dionísio, Espera Feliz, Manhumirim, Caparaó, Miradouro, Miraí, Piranga, Ponte Nova, Presidente Bernardes, Sem Peixe, Chalé, São João do Manhuaçu, Araponga e Canaã.
Segundo o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, a ampliação é uma resposta à crescente demanda, e resultado da eficiência comprovada do programa. “Estamos dando vazão à alta demanda por assistência técnica e gerencial. Muitos produtores precisam de auxílio. Com o apoio dos sindicatos rurais e empresas parceiras, conseguimos levar técnicos qualificados de forma gratuita por dois ou quatro anos”, explica.
Marcos destaca que o diferencial do ATeG está na transformação prática dentro das propriedades. “A assistência técnica ajuda o produtor a fazer a coisa certa, na hora certa e do jeito certo, com o apoio direto de profissionais como agrônomos e veterinários. O produtor percebe que o técnico gera muito mais resultado do que despesa”, afirma.
Para saber mais sobre o programa de Assistência Técnica e Gerencial em cada município, o produtor interessado deve procurar pelo Sindicato dos Produtores Rurais local.
