Equipes de socorrista enfrentam dificuldades para o resgate das vítimas da colisão entre um avião comercial e um helicóptero militar na cidade de Washington D.C., capital dos Estados Unidos, na noite de quarta-feira (29). Ao todo o jato transportava 60 passageiros e quatro tripulantes. No helicóptero estavam três soldados. Até a manhã desta quinta-feira (30), 19 corpos foram encontrados, de acordo com a BBC.
A colisão aconteceu próximo do Aeroporto Nacional Ronald Reagan de Washington por volta das 21:00, do horário local. No local do acidente, há o Rio Potomac, onde caiu o avião. A temperatura em Washington na madrugada desta quinta estava na casa dos 4 °C e havia placas de gelo no rio.
Imagens registraram o exato momento em que o acidente aconteceu. O presidente dos EUA, Donald Trump, diz que foi informado sobre o “terrível acidente” e questiona por que o helicóptero não “subiu ou desceu”.
Conforme, o chefe dos Bombeiros de Washington, John A. Donnelly, em coletiva de imprensa na madrugada desta quinta-feira (30) as condições são “extremamente difíceis”, devido ao frio e ventos intensos. Barcos de resgate vasculham as águas do Rio Potomac.
A aeronave envolvida na colisão perto do Aeroporto Nacional Reagan, em Washington, DC, foi identificada como um Canadair Regional Jet 700, operado pela subsidiária da American Airlines, PSA Airlines, e um helicóptero UH-60 Black Hawk do Exército dos EUA. O Canadair Regional Jet 700 (CRJ700) foi construído no Canadá pela Bombardier.
A aeronave de corredor único pode acomodar entre 68 e 78 passageiros. O site da American Airlines diz que seus CRJ700s acomodam 65 pessoas em três classes.
Vítimas do avião
Conforme a agência de notícias estatal russa TASS, dois campeões mundiais de patinação artística russa estavam a bordo do avião que colidiu com um helicóptero do Exército.
A colisão lembra um desastre semelhante que ocorreu há 43 anos. Em 13 de janeiro de 1982, um voo 90 da Air Florida partindo do Aeroporto Nacional de Washington para Fort Lauderdale atingiu a Ponte da 14th Street antes de cair no Rio Potomac, então coberto de gelo, logo após a decolagem.
Havia 70 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Todos eles morreram, além de quatro pessoas que passavam pela ponte. Uma investigação realizada pelo National Transportation Safety Board na época determinou que o acidente foi causado por múltiplas falhas – incluindo a falha da tripulação em remover o excesso de gelo e neve das asas e do motor do avião durante a operação em solo.
A investigação responsabilizou o capitão do voo por não rejeitar a decolagem, mesmo depois de ter sido informado das condições desfavoráveis.