Um ato reuniu milhares de pessoas na Praça da Revolução de Santiago de Cuba na noite deste sábado (3) para se despedir de Fidel Castro. Um grupo passará a noite em vigília com as cinzas, que serão levadas para o cemitério neste domingo (4) pela manhã.
O número oficial de participantes não foi divulgado, mas a praça ficou muito lotada. A imprensa de todo o mundo acompanhou a cerimônia, que teve a participação de amigos de Fidel, e foi encerrada por um discurso do irmão de Fidel e atual presidente de Cuba, Raul Castro.
Diferentemente do irmão, que gostava de discursos longos, Raul é mais sintético. Nesta noite, em pouco mais de meia hora, lembrou os principais momentos da vida do irmão e convidou os jovens a dar prosseguimento à revolução.
“Desde o anúncio da morte de Fidel a dor e a tristeza tomaram o povo cubano, que celebrou a perda física de Fidel. Nesses dias os compatriotas deram respaldo à revolução e os sentimos reconfortados. Orgulhosos, os jovens se mostraram confirmadores da revolução”, afirmou Raul, com a voz embargada.