Cruzeiro disputará Copa do Brasil de 2025 a partir da 3ª Fase, mesmo sem vaga na Libertadores

 (CBF/Divulgação)

Mesmo sem conquistar uma vaga para a edição de 2025 da Copa Libertadores, o Cruzeiro terá uma participação garantida na Copa do Brasil a partir da terceira fase. Esse privilégio ocorre devido ao regulamento da Série A do Campeonato Brasileiro, que estabelece que, se oito clubes se classificarem para a competição continental, o nono colocado terá a oportunidade de ingressar diretamente nas fases mais avançadas da Copa do Brasil.

O Cruzeiro terminou o Campeonato Brasileiro de 2024 na nona posição, com 52 pontos, após 14 vitórias, 10 empates e 14 derrotas. Essa classificação foi suficiente para que o time celeste herdasse a vaga na Copa do Brasil, que normalmente seria destinada aos clubes eliminados nas fases iniciais. A medida é uma consequência direta do desempenho das equipes brasileiras na Libertadores, que neste ano teve o Botafogo como campeão da Série A e o Flamengo ganhando a Copa do Brasil.

Com isso, a formação do G-6 da Série A foi alterada para G-8, e clubes como o Corinthians e o Bahia garantiram vagas para a pré-Libertadores. Apesar de não conseguir a classificação para a competição continental, o Cruzeiro também assegurou seu lugar na Copa Sul-Americana de 2025, seguindo em competições internacionais.

A Copa do Brasil será uma oportunidade para o Cruzeiro tentar recuperar seu prestígio na competição. O clube é o maior vencedor da história do torneio, com seis títulos conquistados, mas vem de uma sequência de eliminações precoces, como em 2024, quando caiu na primeira fase para o Sousa. Nos últimos três anos, o time celeste foi eliminado nas oitavas em 2023 e 2022, e na terceira fase em 2021 e 2020.

Apesar das últimas eliminações, a participação na próxima edição da Copa do Brasil a partir da terceira fase representa uma chance para o Cruzeiro recuperar o ritmo de conquistas e voltar a brigar pelo título da competição.

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )