Cruzeiro desbanca favoritismo do Atlético e vence clássico do centenário
Cruzeiro e Atlético se enfrentaram no clássico que marcou o centenário do confronto. A partida foi válida pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro de 2021. A Raposa venceu o Galo por 1 a 0, com gol de Airton, aos 16 do segundo tempo. Com a vitória, o Cruzeiro assume a vice-liderança do Campeonato Mineiro com 17 pontos.
O jogo começou equilibrado, apesar da grande diferença técnica dos times. Em alguns momentos o Cruzeiro até buscou explorar a marcação alta, enquanto o Atlético buscava conectar suas jogadas com bolas longas, sempre buscando Keno ou Vargas. As jogadas ficaram presas ao lado direito da Raposa, com Cáceres e Bruno José sendo bastante explorados no início.
O placar em branco no primeiro tempo fez justiça ao que foi o jogo. O Cruzeiro não deixou que o Atlético oferecesse grande perigo, com grande destaque para o jovem Adriano que cobriu o meio de campo. A melhor chance para a Raposa veio de uma falta cobrada na entrada da área, com Rafael Sóbis, que parou nas mãos do goleiro Éverson.
Na volta do intervalo, os times voltaram sem alterações e o Cruzeiro com confiança pelo que fez na etapa inicial. O time buscou o ataque e pressionou nos primeiros minutos, tentando criar jogadas com Sóbis e Airton, mas foi o Atlético que teve a melhor chance, no contra-ataque, Vargas recebeu de Nacho sozinho na frente do gol, mas Fábio fez o que faz de melhor e defendeu cara a cara com o atacante.
O lance do Vargas parece ter esquentado o jogo, que ganhou outro ritmo. O Cruzeiro chegou a reclamar de um pênalti que não teria sido marcado em cima de Ramon, que teve sua camisa puxada e foi derrubado na área enquanto a bola era cruzada. A saída de bola do Cruzeiro era mais rápida e o Atlético tentava a mesma medida para chegar ao ataque.
E foi aos 16 minutos da etapa final que Airton recebeu um passe espetacular de Rafael Sóbis e acertou no canto. Gol do Cruzeiro. 1 a 0. O time fez o que vinha tendo dificuldade de fazer em toda a temporada: recuperou rápido a bola, acelerou com passes curtos, fez a triangulação. Um gol importante para o coletivo e para o próprio Airton, que não marcava há 23 jogos e fez seu primeiro gol em 2021.
O jogo manteve o seu desenho, com o Cruzeiro tentando criar mais jogadas e o Atlético abusando de bolas longas e cruzamentos. Rômulo entrou no lugar de Marcinho e conseguiu dar mais cadência ao meio de campo. Já nos minutos finais, o técnico Felipe Conceição optou por reforçar o sistema de marcação do time trocando a dupla de volantes, saiu Adriano e Matheus Barbosa, entraram Matheus Neris e Jadson. A opção para a Raposa era buscar o contra-golpe enquanto fazia o tempo passar.
Com o jogo praticamente definido, ainda houve tempo para confusão nos minutos finais. Pottker que havia acabado de entrar se desentendeu com o atacante Hulk e ambos foram expulsos já nos acréscimos. Mas o resultado permaneceu e o Cruzeiro venceu, por 1 a 0, o clássico centenário.
De positivo, a grande atuação coletiva do Cruzeiro e o gol do Airton. O time soube se impor e jogou de igual pra igual contra o Atlético, amplo favorito antes da bola rolar. De negativo a falta de mais peças que poderiam tranquilizar mais o jogo no final.