Como preparar uma deliciosa costela de boi
Para os frequentadores assíduos de churrascaria Curitiba, o paladar acaba por ficar cada vez mais refinado e seletivo. Quem gosta de uma boa carne, sabe diferenciar o preparo, corte, procedências, temperos, apresentação, acompanhamentos e muitos outros detalhes que diferenciam no sabor e, consequentemente, no local de escolha de consumo. Porém, quando o assunto é o paladar, buscamos optar pelos melhores lugares para saborear um bom churrasco ou também optamos por prepara-lo em casa, de maneira que o sabor seja de acordo com o nosso gosto pessoal e preparo.
Segundo o site Wikipédia, um dos cortes mais procurados nas churrascarias, rodízios e nos tradicionais churrascos é a costela de boi. A costela é a parte que reveste a região torácica do boi, localizada entre as partes dianteira e traseira, que possui ossos largos e compridos e muita gordura entremeada entre suas fibras, garantindo o sabor e a suculência da carne. Esta peça pode chegar ao peso de 15kg, porém é vendida comercialmente em tamanhos de 1kg e 2kg. Conhecida também por costela ponta de agulha ou costela minga, a costela de boi tem uma preferência muito grande dentre os adeptos do churrasco pelo seu sabor marcante e sua variedade de pratos e apresentações.
A costela de boi é muito conhecida por ser feita no fogo de chão. O site da Globo ensina como preparar esta delícia de maneira correta e os truques que fazem deste prato um dos mais pedidos dos churrascos. Receita tipicamente da região Sul do Brasil, o corte mais indicado para esta finalidade é a costela de ripa, pois este pedaço contém uma grande e bem aproveitável quantidade de carne, além de ossos grandes e mais largos, que irão distribuir o calor para a carne durante o processo de cozimento e garantir o sabor e suculência.