Cinco mortes e mais de 6.500 casos de dengue em Manhuaçu
Na última sexta-feira, 10/05, a Secretaria de Saúde de Manhuaçu divulgou o boletim epidemiológico de arboviroses da 19ª semana de 2024.
O município soma 6.588 casos de dengue confirmados e outros 64 de chikungunya. Até agora, foram confirmados cinco óbitos.
As mortes foram de duas mulheres, de 82 e 75 anos, e três homens, de 47, 55 e 76 anos. Três dessas vítimas eram hipertensas e outras duas diabéticas. A data das mortes não foi divulgada. A confirmação da causa veio após resultado de exames que foram divulgados nesta semana.
No boletim, a Prefeitura de Manhuaçu afirma que tem atuado de forma a controlar as doenças, realizando a aplicação de inseticida nos bairros e distritos, além de intensificar a visita dos agentes nas residências.
Outra medida adotada pelo município foi a ampliação de atendimento em postos de saúde, abertura do centro de hidratação e mais médicos na Unidade de Atendimento Intermediário (UAI).
A Secretaria de Saúde volta a reforçar o papel da população eliminando os focos do mosquito com medidas que podem ser feitas em 15 minutos, vistoriando a própria casa.
Em caso de sintomas como febre alta, dores musculares, dor de cabeça, enjoo, fadiga e manchas avermelhadas pelo corpo, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde ou a UAI.