Chuvas em Minas: Entrada de Capitólio fica alagada após represa transbordar
Uma das entradas de Capitólio, no Sul de Minas, ficou totalmente alagada nesta quarta-feira (11). O motivo foi o transbordamento de uma represa após uma forte chuva. A cidade vem registrando alto volume de precipitações neste início de ano e está em situação de emergência.
O prefeito Cristiano Silva (PP) explicou que o transbordamento ocorreu por conta da falta de limpeza em um canal que está assoreado. “Quando a hidrelétrica de Furnas foi construída, uma barragem também precisou ser feita e um canal feito para que o rio Piumhi deságue no rio São Francisco. A transposição aconteceu na década de 1960 e de lá pra cá o canal limpo apenas em 1988. Depois disso não houve mais”, afirmou.
O problema é recorrente na cidade e sempre acontece no período de chuvas, visto o maior volume de precipitações. “O canal está assoreado e a represa do rio Piumhi acaba transbordando na entrada que é o ponto mais baixo da cidade”. O Executivo municipal vem cobrando a execução da limpeza.
“No ano passado saiu a liminar e nesta semana contactamos Furnas que informou já estar com a empresa contratada para fazer a limpeza do canal. Não tivemos famílias afetadas, pois não houve alagamento de enchentes. A represa aumentou [o volume] e alagou a entrada e a orla”, ponderou o prefeito.
Capitólio tem outras duas entradas, sendo assim, o acesso não está impedido na cidade, que teve a situação de emergência reconhecida pelo governo de Minas devido ao grande volume de chuvas.