CBF reformula calendário: Série A começa em janeiro e Copa do Brasil terá final única

PUBLICIDADE

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (1°), o novo calendário do futebol brasileiro, que vigorará no triênio de 2026 a 2029. O diretor de competições, Julio A Avellar, divulgou as principais alterações, que incluem mudanças nas datas da Série A, novo formato para a Série D e a Copa do Brasil, além da redução de datas dos campeonatos estaduais.

Veja a live completa abaixo:

Uma das principais novidades para o Brasileirão Série A é a antecipação do início da competição, prevista para 28 de janeiro, com a rodada final marcada para 2 de dezembro. O formato de pontos corridos será mantido.

Novo formato da Copa do Brasil e ampliação da Série D

A Copa do Brasil passará a ter final em jogo único. Outra alteração central é a entrada dos clubes da Série A no torneio a partir da quinta fase. A competição também será ampliada de 92 para 126 equipes e terá início em 18 de fevereiro, com término previsto para 6 de dezembro.

O Campeonato Brasileiro Série D também será ampliado, passando de 64 para 96 clubes. Com o aumento, a competição terá um acréscimo de 510 para 610 partidas, com início em 5 de abril e término previsto para 13 de setembro.

Já os campeonatos estaduais terão um calendário mais enxuto, com 11 datas-base. Os torneios devem começar em 11 de janeiro e terminar em 8 de março.

Criação de novos torneios regionais

O novo calendário também criou a Copa Sul-Sudeste, que se juntará à Copa do Nordeste e à Copa Verde como torneios regionais. Clubes que estiverem disputando competições continentais não participarão desses certames.

Segundo Júlio Avellar, as alterações têm como principais resultados a redução de datas nos estaduais e na Copa do Brasil para times que disputam a Série A e o aumento de vagas em torneios regionais e Copa do Brasil para equipes das Séries C e D.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima