Câmara Municipal reconhece Aciamar como entidade de utilidade pública

PUBLICIDADE

Aprovação de projeto permite a associação formalizar convênios, parcerias e receber subvenções, doações e repasses por parte do poder público

Em sessão ordinária realizada na noite desta quinta-feira (07/08), a Câmara de Manhuaçu aprovou projeto que reconhece a Associação dos Empresários do Comércio, Indústria, Agronegócio e Prestação de Serviços de Manhuaçu e Região (Aciamar) como entidade de utilidade pública municipal.

Com a aprovação do projeto de lei 67/2025, de autoria do vereador Jorge do Ibéria, a Aciamar poderá formalizar convênios, parcerias, receber subvenções, doações e repasses de bens e recursos por parte do poder público. Entre as finalidades da entidade estão a luta pelo desenvolvimento do comércio, da indústria, da agropecuária e da prestação de serviços e o provimento de assessoria técnica em assuntos de natureza econômica e jurídica aos associados.

A reunião desta quinta-feira foi conduzida pela presidente do poder legislativo, Rose Mary, e pelos vereadores Cléber Benfica, vice-presidente, Allan do Alaor, primeiro secretário, e Kilder Perígolo, segundo secretário.

Outros projetos

Mais dois projetos foram aprovados durante a reunião. A proposição 65/2025, de autoria do poder executivo, denomina de Creche Municipal Telma Natal da Silva o estabelecimento de educação infantil localizado no bairro Santana. Trata-se de homenagem à educadora que se destacou como professora da rede pública de Manhuaçu.

Ao discutirem a matéria, os vereadores Cléber Benfica e Rose Mary destacaram a trajetória de Telma e o mérito da homenagem por parte do poder executivo.

Já o projeto de lei 66/2025, do poder executivo, concede o benefício de aluguel social a quatro famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Palavra franca

No momento da palavra franca, o vereador Misrael da Matinha queixou-se da não aprovação, durante a reunião, de um requerimento de sua autoria que solicitava a apuração de denúncias de servidores da Unidade de Atendimento Intermediária (UAI) por parte do poder executivo. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintram), funcionários da UAI reclamaram de condições de insalubridade na unidade.

O vereador Administrador Rodrigo anunciou a publicação no Diário Oficial da União do aditivo de contrato que permitirá a continuidade do recapeamento do trecho da BR-262 entre Santo Amaro de Minas e Matipó. A obra faz parte do Plano Anual de Trabalho e Orçamento (PATO).

Cléber Benfica voltou a defender a realização de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Hospital César Leite. De acordo com ele, a audiência pública realizada na Câmara de Manhuaçu na última segunda-feira (04/08) sobre a instituição e a saúde no município não teria sido suficiente para esclarecer todas as suas dúvidas.

Allan do Alaor agradeceu o deputado estadual Zé Laviola pelo envio de verba destinada para a atenção primária à saúde de Manhuaçu. Marcelino de Jesus agradeceu ao deputado Nikolas Ferreira e aos senadores Cleitinho e Carlos Viana também por terem encaminhado recursos para o município.

A vereadora Rose Mary lembrou que no próximo dia 16 de agosto está prevista a inauguração da ponte Prefeito Geraldo Perígolo, que liga os bairros Bom Jardim e Vila Deolinda. A obra recebeu verba de emenda do deputado federal Mário Heringer.

Tiago do Camelô destacou indicações de sua autoria que solicitam do poder executivo obras de asfaltamento no bairro Santa Terezinha e de reforma de muro e de criação de área de lazer no bairro Santana.

Gilsinho chamou atenção para a necessidade da realização de exames para a identificação de câncer no intestino. A colonoscopia, indicada para este diagnóstico, é recomendada a partir dos 45 anos de idade e, para pessoas com histórico familiar, a partir dos 40 anos.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima