Câmara cassa prefeito de Mutum; vice é empossado
Por 8 votos a 3 três, com voto de qualidade do vereador Juarez Silva, a Câmara Municipal de Mutum cassou o mandato do Prefeito Paulo Antônio Alves na tarde desta sexta-feira, 23/12.
Os vereadores julgaram o processo político-administrativo 02/2022, da comissão processante, instaurado a partir de denúncia apresentada pelo cidadão Paulo Lourenço, noticiando ilegalidades e superfaturamento em processos licitatórios para contratação de serviços da 35ª Expomutum, realizada em 2022.
Após um longo trabalho de apuração, a comissão processante 02/2022, apresentou seu relatório. O processo teve perícia realizada, coleta de prova testemunhal e longa instrução probatória designou a sessão de julgamento para esta sexta. Tendo em vista que a câmara possui 11 vereadores, houve o quórum qualificado de 2/3 dos membros, ou seja, 2/3 dos membros (8 votos) a favor da cassação e três votos contrários.
A sessão de julgamento do prefeito foi bastante tumultada e marcada por polêmicas e até precisou da intervenção da Polícia Militar para a manutenção da ordem no plenário.
Conforme o decreto-lei 01/2022, da Câmara Municipal, o vice-prefeito Claudinei Clemente de Freitas foi empossado ainda na tarde desta sexta-feira.
A Câmara Municipal de Mutum contou com a participação dos advogados Dr. Mauro Bomfim e Dr. Wendel Salum Dourado, auxiliando os trabalhos da comissão processante 02/2022.
POSSE
Em sessão extraordinária, o vice-prefeito Claudinei Clemente de Freitas foi empossado pela Câmara Municipal. O presidente Juarez da Silva declarou a vacância do cargo com a cassação e anunciou a posse. Em seguida, ele assinou o termo na reunião do Legislativo.
Durante discurso, o novo prefeito de Mutum, Claudinei Clemente, falou aos cidadãos e cidadãs. “Quero dizer aos 27.000 mutuenses que, a partir de hoje, serão impactados de alguma forma pelas minhas ações, quero dizer que somente Deus poderia me colocar aqui e agora. Por isso, toda honra e toda glória seja dada ao meu Deus. Quero também enaltecer a coragem dos vereadores em fazer cumprir a lei. (…) Não foi julgada hoje a honestidade de uma pessoa e sim o descumprimento da lei. Quero dizer a cada mutuense que, o tempo que eu estiver à frente do município, vou trabalhar diuturnamente para fazer o melhor para vocês”, afirmou.