Cafés de Manhuaçu, Pedra Bonita e Manhumirim entre os melhores do Cup of Excellence 2024

Três produtores das Matas de Minas estão entre os melhores do Cup of Excellence 2024, o mais importante concurso do setor no mundo, uma espécie de Oscar da qualidade de café. Entre os top five das três categorias, só dois não são mineiros. No total, 13 cafés receberam o título de “presidencial”, ou seja, tiveram pontuação acima de 90 pontos.

O resultado do concurso que recebeu mais de 700 amostras de café do país foi divulgado no sábado (2/11) em Franca, no interior paulista, em cerimônia que teve a participação da presidente da OIC (Organização Internacional do Café), a brasileira Vanusia Nogueira.

O produtor manhuaçuense Ercilei José de Oliveira, do Sítio Pedro Varinha, conquistou o 3º lugar na categoria via úmida com incríveis 90,21 pontos. Em quarto, ficou o produtor Waldemar Ferreira Neto, do sítio Vista do Brigadeiro, em Pedra Bonita com expressivos 89,93 pontos. Na categoria via úmida, disputaram cafés cerejas descascados ou despolpados e desmucilados.

Já na categoria via seca, o café do produtor Sergio Cotrim D’Alessandro, de Manhumirim, conquistou o quinto lugar com a marca de 90,57 pontos. Essa categoria via seca, ou natural, é aquela em que o café recém-colhido que pode ser lavado ou não é totalmente seco com casca em terreiro ou secador.

Leilão

Os oito melhores cafés da categoria experimental e os dez melhores da via seca e via úmida serão leiloados em 10 de dezembro, com a expectativa de bater o recorde estabelecido no leilão do ano passado, quando o campeão da via seca produzido na Fazenda Rainha pela Orfeu Cafés, em São Sebastião da Grama (SP), obteve o recorde de R$ 84,5 mil a saca de 60 kg. A japonesa Sarutahiko Coffee adquiriu três sacas.

O Cup of Excellence, realizado há 25 anos, é promovido pela BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e pela ACE (Alliance for Coffee Excellence).

CONFIRA O RESULTADO COMPLETO

Categoria via seca

Nota – Produtor – Fazenda – Cidade/região

  1. 92.32 – Ronaldo da Silva – Sítio Santa Luzia – Cristina/Mantiqueira
  2. 91,89 – Fazenda Sertãozinho – Rainha – São Sebastião da Grama/Região Vulcânica
  3. 91,57 – Ipanema Agrícola – Rio Verde – Conceição do Rio Verde/Mantiqueira
  4. 90,89 – Rafael Naves de Figueiredo – Boa Vista – Guaxupé/Sul de Minas
  5. 90,57 – Sergio Cotrim D’Alessandro – Cotrim – Manhumirim/Matas de Minas

Fonte: BSCA

Categoria via úmida

Nota – Produtor – Fazenda – Cidade/região

  1. 91,93 – Vitor Marcelo Barbosa – Sobro e Bonito de Cima – Coromandel/Cerrado
  2. 90,89 – Flávio Ferreira da Silva – Olhos D’Água – Campos Altos/Cerrado
  3. 90,21 – Ercilei José de Oliveira – Sítio Pedro Varinha – Manhuaçu/Matas de Minas
  4. 89,93 – Waldemar Ferreira Neto – Vista Brigadeiro – Pedra Bonita/Matas de Minas
  5. 89,75 – Estevão Denizar Douro – Sítio Denizar – Marechal Floriano/Montanhas do Espírito Santo

Fonte: BSCA

Reportagem Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó

CATEGORIES
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus ( )