Boston City deverá utilizar elenco sub-20 na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro
O Boston City conheceu os adversários na primeira fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão após o congresso técnico realizado pela Federação Mineira de Futebol na tarde desta terça-feira, 28/05. O time de Manhuaçu vai enfrentar América de Teófilo Otoni, Coimbra, Contagem, Social e Novo Esporte.
Assim como em 2023, a ideia do clube é utilizar o elenco sub-20 na competição. “Temos como intenção jogar com a nossa equipe sub-20 e, se a equipe for crescendo na competição, trabalharemos para fortalecer o elenco. Sempre jogamos para vencer e isso que vamos buscar” contou Lucas Góes, gerente de futebol do Boston City.
A ideia do Boston City é que o plantel sub-20 tenha 35 atletas durante o ano. Lucas ainda disse que três novos jogadores já estão fechados com o time de Manhuaçu e outros ainda devam chegar ao longo do ano.
Em 2023, o Boston City terminou a primeira fase com 6 derrotas em 6 jogos, na lanterna do grupo A.
A estreia contra o América de Teófilo Otoni foi no dia seguinte ao jogo de ida das quartas-de-finais do Campeonato Mineiro sub-20, utilizando os mesmos atletas que haviam jogado no dia anterior.
Além disso, o time de Manhuaçu chegou a disputar partidas com jogadores do elenco sub-17, após acertar a parceria com o Grêmio São-Carlense para a disputa da Copa São Paulo e ter que fazer as transferências antes do fechamento da janela.
A primeira fase do Mineiro sub-20 termina no dia 17 de agosto, duas semanas antes da estreia da Segunda Divisão. Caso o Boston avance na competição de base, enfrentará o mesmo problema que em 2023.
Formato agradou o clube
Divididas em três chaves, as equipes vão se enfrentar em turno e returno dentro da própria chave. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a fase seguinte, assim como os dois melhores terceiros colocados. Os times se classificam para as quartas de final.
Nas quartas, os confrontos serão definidos a partir da campanha na fase anterior (1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6º e 4º x 5º). As partidas serão em jogos de ida e volta, assim como as semifinais e a final.
“Na nossa visão, a fórmula de disputa agradou bastante. Teremos um total de dez jogos na primeira fase. Uma fórmula justa que vai dar boas oportunidades para classificação. A regionalização também foi muito importante, permitindo aos clubes se organizarem e terem um planejamento estratégico e financeiro suficientemente bons para a competição” destacou Góes.
A competição será para atletas com menos de 23 anos. Cada equipe poderá inscrever 30 atletas profissionais e 20 amadores, novidade deste ano.
Por João Vitor Nunes / GE Vales de Minas