Após sair ganhando, Argentina cede empate, mas bate Holanda nos pênaltis e avança para a semifinal
Após sair ganhando por 2 a 0, seleção da Argentina tomou o empate da Holanda no último minuto de jogo e se classificou no sufoco dos pênaltis em jogo realizado nesta sexta-feira (9). O time será adversário da Croácia, que eliminou o Brasil.
No primeiro tempo, a seleção sul-americana começou pressionando em busca do resultado. Por conta da pressão, conseguiu sair na frente com o gol de Nahuel Molina aos 35 minutos. A Holanda tentava chegar em contra-ataques, mas sem sucesso.
Mesmo com a vitória no placar, os jogadores não deixaram a vontade de ganhar abaixar no segundo tempo e continuaram pressionando, até que foram retribuídos com mais uma oportunidade de gol: durante um ataque,o jogador argentino foi derrubado dentro da área e o juiz deu a penalidade máxima. Messi cobrou e aumentou a vantagem para 2 a 0.
A Holanda não desistiu e conseguiu marcar o primeiro gol aos 38 minutos do segundo tempo. Quando tudo já parecia definido, a seleção holandesa, em uma jogada ensaiada após uma cobrança de falta, arrancou o empate aos 54 minutos de jogo, com dois gols de Wout Weghorst, obrigando o jogo ir para a prorrogação, que permaneceu empatado, sendo levado para os pênaltis. Na disputa, a seleção argentina levou a melhor pelo placar de 4 a 3.
Existia a expectativa de um clássico sul-americano na semifinal entre Brasil e Argentina, mas o Brasil acabou não fazendo o “combinado” e foi eliminada para a Croácia, que agora enfrentará os hermanos.
Ficha técnica:
HOLANDA 2 (3) X (4) 2 ARGENTINA
Holanda
Noppert; Timber, Van Dijk e Aké; Dumfries, De Roon, Frenkie de Jong, Gakpo e Blind; Bergwijn e Memphis Depay. Técnico: Louis van Gaal
Argentina
Emiliano Martínez; Cristian Romero, Otamendi, Lisandro Martínez e Molina; Enzo Fernández, De Paul, Mac Allister, Acuña e Messi; Julián Álvarez. Técnico: Lionel Scaloni
Motivo: quartas de final da Copa do Mundo
Data: 09 de dezembro de 2022 (sexta-feira)
Local: Lusail Stadium
Arbitragem: Antonio Mateu Lahoz (Espanha), auxiliado por Pau Cebrian (Espanha) e Roberto Diaz (Espanha)
Cartões: Cristian Romero, Otamendi, Lisandro Martínez, Acunã, Leandro Paredes e Messi (Argentina); Timber, Van Dijk, Bergwijn, Wout Weghorst, Steven Berghuis e Memphis Depay (Holanda)
Gols: Nahuel Molina e Lionel Messi (Argentina); Wout Weghorst (x2) (Holanda)
Pênaltis: Messi, Paredes, Montiel e Lautaro Martínez (Argentina); Berghuis, Koopmeiners, Weghorst e Luuk de Jong.