Apoiadores lotam a Avenida Paulista em ato pró-Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro subiu no trio elétrico no ato convocado por ele, na avenida Paulista, neste domingo (25), segurando uma bandeira de Israel, em meio às repercussões da fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que comparou os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto, o massacre promovido pela Alemanha Nazista contra os judeus.

Na manifestação, também é possível visualizar diversas bandeiras do país asiático, que são vendidas por ambulantes. Em uma oração, a ex-primeirda-dama também citou Israel. “Nós abençoamos o Brasil, nós abençoamos Israel”, afirmou.

Bolsonaro é defensor da política de Israel e costuma usar a bandeira do país com frequência. Ele também esteve com o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine, em uma reunião na Câmara dos Deputados, em novembro de 2023, articulada pela oposição sobre a guerra. A proximidade entre Bolsonaro e Zonshine é vista de forma negativa por aliados do governo Lula.

O ex-presidente também era próximo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que classificou a fala de Lula como “vergonhosas e graves”. “Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e fá-lo ao mesmo tempo que defende o direito internacional”, acrescentou, anunciando a convocação imediata do embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, “para uma dura conversa de repreensão”.

A manifestação foi convocada por Bolsonaro após operações de busca e apreensão da Polícia Federal que miraram o ex-presidente e aliados que fizeram parte de sua gestão, no dia 8 de fevereiro, pelo inquérito que investiga um suposto plano golpista para mantê-lo no poder após as eleições de 2022.

Há uma orientação, emitida pelo próprio ex-presidente, para que sejam evitados ataques e ofensas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), tema comum no bolsonarismo. O objetivo é evitar que eventuais faixas ou palavras de ordem nesse sentido possam agravar a situação jurídica de Bolsonaro.

Apoiadores de Bolsonaro ocupam Avenida Paulista em ato convocado pelo  ex-presidente

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )