Anvisa suspende proibição de pasta de dente da Colgate, mas faz alerta aos consumidores

PUBLICIDADE

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu na última sexta-feira (28) a proibição da venda da pasta de dente Colgate Total Clean Mint em todo o país. A suspensão ocorre após recurso apresentado pela empresa, que seguirá os trâmites administrativos da Anvisa.

Mesmo assim, a agência publicou um alerta referente à possibilidade de ocorrência de reações indesejáveis ao uso de creme dental e importância da notificação pelo sistema e-Notivisa (saiba mais abaixo).

Por que a Anvisa havia suspendido pasta de dente da Colgate?

A Anvisa recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários.

Diante disso, na quinta-feira (27) a agência determinou a interdição de todos os lotes do produto Colgate Total Clean Mint. A interdição é uma ação de fiscalização que tem o objetivo de reduzir o risco relacionado à exposição ao produto. Porém, a medida foi derrubada no dia seguinte após a Colgate entrar com recurso.

Alerta aos consumidores

Com a suspensão da interdição da pasta de dente, o produto pode continuar sendo vendido. Mas a recomendação do alerta da Anvisa é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso da pasta de dente em caso de reações adversas. Caso o desconforto seja persistente é importante procurar um profissional de saúde.

Já os profissionais de saúde devem monitorar sinais de alterações bucais, orientar os pacientes sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para indivíduos sensíveis. A agência destaca que os fabricantes devem garantir que a rotulagem contenha informações claras sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas.

Este alerta se aplica a todos os cremes dentais que contenham o fluoreto de estanho em sua formulação. Acesse o comunicado completo aqui.

O que diz a Colgate?

Em nota, a Colgate afirma que o produto Total Clean Mint “não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a ele”.

Veja a nota na íntegra:

A marca Colgate tem como propósito proporcionar às pessoas uma excelente saúde bucal e reforçamos nosso compromisso com a qualidade e segurança de nossos produtos.
Estamos cientes da determinação da Anvisa sobre a interdição cautelar do produto creme dental Total Clean Mint. Em 27 de março, a Companhia apresentou o devido recurso junto à agência. Estamos trabalhando no intuito de colaborar com as autoridades e providenciando os esclarecimentos necessários.
Reforçamos que essa decisão se aplica exclusivamente à variante Total Clean Mint, não impactando quaisquer outros cremes dentais da Colgate. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a ele.
Entendemos e reconhecemos que esses casos podem ser um desconforto e nos colocamos à disposição para tratar cada um deles por meio do www.colgatepalmolive.com.br/contact-us
Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima