América vence Londrina de virada e dispara na ponta da Série B
Em um belo jogo, com duas equipes que almejam o acesso, o América Mineiro mais uma vez mostrou sua força dentro do Independência ao derrotar o Londrina, de virada, pelo placar de 3 a 2, em partida realizada na noite desta terça-feira, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Com o resultado, o América, que já soma 12 jogos de invencibilidade, disparou ainda mais na liderança, com 36 pontos. Além disso, confirma com uma rodada de antecedência, o título simbólico do primeiro turno. O Londrina, que vinha de seis jogos sem perder e chegou a assumir provisoriamente a segunda colocação durante o jogo, ficou no meio da tabela, com 27 pontos.
O América mostrou um nervosismo incomum. O time comandando por Enderson Moreira errou passes fáceis e não conseguiu ser tão eficaz como outrora, muito por ter saído atrás do placar logo aos dez minutos. Jonatas Belusso acionou Artur pela direita, que cruzou para Celsinho mandar de carrinho para o fundo das redes.
Após o gol, o Londrina recuou e começou a jogar no contra-ataque, não dando espaço para o América, que criou poucas oportunidades de empatar. Em uma delas, Neto Moura recebeu de Bill e chutou para grande defesa de César. O time mineiro tinha a posse de bola, e conseguiu achar o gol de empate através de um pênalti muito reclamado pelos jogadores da equipe adversária.
Ernandes foi até a linha de fundo e tentou o cruzamento. A bola bateu no braço de Gustavo, e o árbitro assinalou a penalidade máxima. Bill foi para a cobrança e chutou sem chances para o goleiro César.
O segundo tempo começou muito truncado, o que precisou de uma bela jogada individual de Matheusinho e um chute certeiro de Bill para tirar o empate do placar aos 19 minutos. O atacante bateu de chapa e acertou o ângulo para colocar o América na frente. Mas a festa não durou muito. Aos 29, Artur deixou Jonatas Belusso na cara do gol. O artilheiro da Série B balançou as redes pela 11ª vez no torneio.
Diferente da primeira etapa, o América não se entregou após ter sofrido o gol, foi para cima e marcou o terceiro aos 31 minutos. Matheusinho se livrou da marcação e tocou para Bill, que rolou para Luan acertar um belo chute cruzado.
O Londrina teve uma última chance de empatar com Bidía, mas na frente de João Ricardo, chutou por cima. Após o jogo, os jogadores do Londrina foram reclamar com a arbitragem pelo tempo de acréscimos e pelo pênalti marcado. Jardel foi amarelado e Jonatas Belusso, expulso.
Na última rodada do primeiro turno, o América-MG vai até Maceió (AL) para enfrentar o CRB na sexta-feira, às 21h30, no estádio Rei Pelé. Já o Londrina só entra em campo na segunda-feira, às 20h, contra o Vila Nova-GO no Estádio do Café.
FICHA TÉCNICA:
AMÉRICA-MG 3 x 2 LONDRINA
AMÉRICA-MG – João Ricardo; Juninho, Lima, Messias e Giovanni (Hugo Cabral); Ernandes, David, Neto Moura (Willian) e Matheusinho (Gerson Magrão); Luan e Bill. Técnico: Enderson Moreira.
LONDRINA – César; Reginaldo, Gustavo Geladeira, Edson Silva e Igor Miranda (Bidía); Rômulo, Jardel, Rafael Gava (Marcinho) e Celsinho (Carlos Henrique); Artur e Jonatas Belusso. Técnico: Cláudio Tencati.
GOLS – Celsinho, aos 10, e Bill (pênalti), aos 44 minutos do primeiro tempo. Bill, aos 19, Jonatas Belusso, aos 29, e Luan, aos 31 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Bill e Hugo Cabral (América-MG); Celsinho e Jardel (Londrina).
CARTÃO VERMELHO – Jonatas Belusso (Londrina).
ÁRBITRO – Luiz César de Oliveira Magalhães.
RENDA – R$ 22.777,00.
PÚBLICO – 4.012 pagantes.
Por ISTOÉ