Ajuste fiscal dos estados ainda está sendo fechado diz governador do DF
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, afirmou nesta sexta-feira (2) que o texto final do pacto nacional com o compromisso dos estados com as medidas de ajuste ainda não foi fechado porque ainda há “detalhes para fechar”.
“Como as situações dos estados são muito diferentes, ainda estamos fazendo esse documento”, disse, após participar de almoço com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
O texto do pacto terá as medidas estruturantes que os estados vão tomar para garantir o equilíbrio econômico-financeiro. Além de medidas com a redução de gastos públicos, o acordo fechado com governo prevê ajustes na previdência dos Estados.
Segundo Rollemberg, há muita diversidade entre as 27 unidades da federação. “Temos convicção da necessidade de todos estarmos unidos no sentido de fazermos as reformas estruturais, mas temos especificidades que estão sendo tratadas”, disse. O governo, no entanto, não detalhou quais seriam essas especificidades.
Além do governador Rollemberg, participaram do almoço os governadores do Tocantins, Marcelo Miranda, de Goiás, Marconi Perillo, de Rondônia, Confúcio Moura, e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. Mais cedo esses governadores participaram da reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central.