Saúde da mulher além dos exames de rotina

A ida ao médico para exames ginecológicos deve ser seguida à risca pelas mulheres. Por mais que você esteja se sentindo saudável, existem muitas doenças “silenciosas” que se manifestam sem apresentar sintomas. Mas, se forem diagnosticadas no começo, tem tratamento e cura.
Saiba quais são os principais exames a serem realizados:

Papanicolau
Também conhecido como preventivo do câncer. Sua função é verificar possíveis infecções ou alterações no colo do útero e deve ser feito todos os anos.
Ultrassom transvaginal
Um pequeno bastão é introduzido no canal da vagina possibilitando detectar doenças como cistos no ovário, miomas e tumores. Deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos, ou antes, dependendo de fatores de risco como infecção ou sexo com múltiplos parceiros sem a proteção adequada.
Mamografia
A primeira deve ser feita entre 35 e 40 anos. Após os 40, uma vez por ano. O objetivo da análise é prevenir ou detectar o câncer de mama.
Densitometria óssea
O exame mede a quantidade de cálcio nos ossos e a possível perda de massa óssea, além de prevenir ou detectar a osteoporose (perda anormal da massa óssea). Em mulheres, o exame deve ser feito anualmente após a menopausa.

O SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza todos esses exames gratuitamente. Cuide-se, não ponha sua saúde em risco!
CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )