Ipanema prepara novamente um lanche gigante com um queijo de duas toneladas

Ipanema prepara novamente um lanche gigante com um queijo de duas toneladas, doce de leite de 600 quilos e mais de mil litros de queimadinha.
A imagem pode conter: 2 pessoas, atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
A imagem pode conter: 1 pessoa
Ipanema a pequena cidade no Leste de Minas, poderia continuar escondida, sem ser notada, se não fosse por um detalhe valioso: o município produz o maior queijo minas e doce de leite do mundo. Segundo auditoria realizada pela Rank Brasil, o município já detém os recordes, com um queijo de 1.910 quilos e um doce de leite de 568 quilos produzidos em 2016. Este ano, foram utilizados 21.000 litros de leite na produção do queijo, que deve atingir a marca de 2 toneladas, segundo os produtores. O queijo será pesado e desgustado na cidade no próximo sábado (29/07).

O recorde é quebrado a cada ano desde 2010. Nesta 8ª edição da “Festa do Queijo” será produzido novamente o doce de leite gigante que deverá atingir a marca 600 quilos. Em 2016, a iguaria, foi distribuída em pedaços juntamente com o queijo, durante a festa.
A Festa do Queijo é realizada pela prefeitura de Ipanema e conta com o apoio este ano do Laticínio Dois Irmãos para a produção do queijo e Doces Nhá Nair para produção do doce de leite, que irão desfilar pela cidade em carro aberto, antes de serem cortados e distribuídos gratuitamente para a população no Parque de Exposições ( Casemg).
Para a produção do queijo de duas toneladas foram gastos, além dos 21.000 litros de leite, outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. A fabricação do queijo passa por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados.
E pelo segundo ano consecutivo, a quemadinha de mais de mil litros também fará parte desta edição. Quemadinha, tradicional bebida mineira, com o leite e açúcar queimada será servida novamente em uma chaleira gigante.
No sábado, às 15 horas, o queijo e o doce de leite serão auditados por um fiscal, que vai aferir peso e medidas, e verificar se o produto é próprio para o consumo. A apresentação dos dois produtos está marcada para às 16 horas.
Economia
A economia de Ipanema é voltada para a pecuária leiteira e, nos últimos anos, com o desafio de criar, anualmente, um queijo e um doce de leite gigante, que bata o recorde de o maior do mundo, a cidade vem conquistando espaço ainda maior no mercado.
Aílton Venâncio/ Portal Ipanema
Fotos das 6ª e 7ª edição – Aquinos Fotografia
CATEGORIES
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus ( )