As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) terminam nesta quinta-feira (29). Quase 600 mil bolsas de estudo estão disponíveis em instituições particulares do Brasil no primeiro semestre de 2026. Entre as faculdades presentes no programa, estão as faculdades Promove e Kennedy, que oferecem mais de 3 mil vagas em cursos de graduação.
As universidades do Centro Educacional Promove oferecem 108 bolsas integrais e 2.940 parciais. As oportunidades serão disponibilizadas já no primeiro semestre deste ano. As vagas são para todos os cursos das instituições, tanto nas modalidades presencial quanto a distância.
Para se candidatar à vaga, o estudante precisa ter participado das edições anteriores de 2024 ou 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É exigido que o candidato tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a redação.
O público-alvo é composto por estudantes que ainda não têm diploma de nível superior e que atendam aos critérios de renda do programa. Para bolsas integrais de 100%, é preciso ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para as parciais, de 50%, renda de até 3 salários mínimos por pessoa.
Fies e ProUni juntos
As faculdades Promove e Kennedy contam com mais de 60 cursos presenciais e EAD, como Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Gastronomia, Medicina Veterinária, dentre outros.
Diretor acadêmico das Faculdades Promove, Natanael Aleva destaca que os alunos que conseguirem as bolsas parciais ainda poderão se inscrever para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para cobrir o restante da mensalidade.
“Dessa forma, durante o curso, ele não pagará praticamente nada. O financiamento total será quitado somente após a formatura. Muitas vezes, a pessoa diz que não tem condição de pagar nada, mas, se ela conseguir o ProUni de 50%, isso não é um problema. Assim, é possível conseguir o Fies para cobrir os outros 50%”, explica o diretor. As inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro.
Processo de inscrição
Todo o processo de inscrição deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. No sistema, o candidato pode filtrar as vagas das Faculdades Promove e Kennedy por curso, turno e local de oferta. O governo alerta que a inscrição é totalmente gratuita e recomenda atenção para evitar sites falsos ou tentativas de golpe que cobrem taxas indevidas.
Os selecionados nas primeiras chamadas do ProUni deverão comparecer às instituições para a entrega da documentação que comprove as informações prestadas no ato da inscrição, garantindo assim a efetivação da matrícula para o semestre letivo de 2026.
Cronograma do ProUni
Inscrições: 26 a 29 de janeiro
Resultado da 1ª chamada: 3 de fevereiro.
Resultado da 2ª chamada: 2 de março.
Manifestação de interesse na Lista de Espera: 25 e 26 de março.
Resultado da Lista de Espera: 31 de março.
