Volumes elevados de chuva poderão ser registrados em diversas regiões de Minas, entre esta sexta-feira (17) e o sábado da outra semana (24). Um alerta à população para a previsão de dias marcados por instabilidade atmosférica foi emitido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). As precipitações persistentes podem provocar alagamentos, enxurradas e transbordamento de córregos e rios.
A tendência indica a possibilidade de formação de mais um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o segundo do mês, o que pode resultar em acumulados que podem superar os 200 milímetros em algumas localidades mineiras.
“Quando falamos em 200 milímetros de chuva, estamos nos referindo a um volume que, em muitos municípios, equivale a toda a chuva esperada para um mês inteiro concentrada em poucos dias. Para facilitar o entendimento, esse total representa cerca de 20 centímetros de água acumulada sobre uma superfície plana, um volume suficiente para sobrecarregar rios e encostas e provocar enxurradas e transbordamentos em poucos minutos”, explica o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende.
Neste sábado (17), as chuvas devem se concentrar principalmente no Sul do Estado, Grande BH e região Central, Campo das Vertentes, Triângulo, Zona da Mata e Vale do Rio Doce. Há
possibilidade de tempestades isoladas, com rajadas de vento acima de 50 km/h e acumulados em torno de 30 mm.
A previsão do tempo completa para as regiões mineiras nos próximos dias está disponível NESTE LINK.
Córregos, rios e enxurradas
A Defesa Civil de Minas reforça que o acúmulo de chuva ao longo de vários dias eleva significativamente o risco de enxurradas, alagamentos e transbordamento de córregos e rios, que podem ocorrer de forma rápida e inesperada.
A população deve evitar qualquer aproximação de córregos, ribeirões, rios e áreas de enxurrada, pois o nível da água pode subir repentinamente, com forte correnteza e alto risco de arrastamento de pessoas e veículos.
Também é fundamental evitar nadar, entrar ou permanecer em rios e córregos durante períodos de chuva, mesmo que o volume aparente ser baixo, já que a correnteza pode se intensificar de forma súbita. A permanência nesses locais durante e após as chuvas representa perigo elevado.
Dicas de prevenção
- Evite sair de um local seguro durante as chuvas. Aguarde a intensidade diminuir ou a chuva parar.
- Mantenha-se atento aos níveis da água. Procure um lugar seguro ao sinal de qualquer aumento do nível.
- Não deixe crianças brincarem em rios, na chuva ou em enxurradas. Há risco de doenças e acidentes.
- Se for levado pelas águas, procure agarrar-se em algo que flutue.
- Não se arrisque em atravessar as ruas e áreas alagadas a pé ou com veículos.
- Não se proteja embaixo de árvores, pois elas podem cair e atrair raios. Busque abrigo em veículos ou edificações.
- Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.
- Desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos.
- Se sua casa apresentar trincas ou outras alterações estruturais, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (telefone 193) e a Defesa Civil do seu município (telefone 199) para avaliar o imóvel, antes do retorno à casa. Somente retorne se as águas baixarem e o caminho estiver seguro.
- Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil e 192 Samu.
- Envie uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para 40199 e receba alertas da Defesa Civil
* Com informações da Agência Minas

