Trinta escolas da rede estadual foram selecionadas para a primeira etapa de um projeto para o ensino bilíngue, que passa a ser implementado no início deste ano letivo. A lista, que conta com 12 colégios de Belo Horizonte, foi divulgada nesta terça-feira (13).
Poderão participar do Minas Bilíngue os estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e do Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI). Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a proposta é ampliar o aprendizado de uma língua estrangeira, integrada a outras disciplinas do currículo, sem aumento da carga horária dos alunos.
Ainda conforme a SEE, a seleção das escolas levou em conta critérios como a adesão da comunidade escolar, a oferta do ensino em tempo integral e a proficiência linguística dos profissionais da unidade.
A lista completa das instituições selecionadas pode ser conferida neste link. As aulas do programa estão previstas para começar em 4 de fevereiro, conforme o calendário escolar da rede estadual para 2026.
Por enquanto, só inglês e espanhol
Lançado em novembro de 2025, o Minas Bilíngue foi apresentado como uma estratégia para ampliar o acesso ao ensino de idiomas na rede pública. À época, o governo informou que o projeto poderia contar com ensino de inglês, espanhol, italiano, alemão, francês e até mandarim.
No entanto, o projeto piloto contará apenas com inglês e espanhol. Nos colégios participantes, a língua estrangeira terá carga horária ampliada e será utilizada parcialmente no ensino de outros componentes curriculares, em uma abordagem interdisciplinar.
Além das aulas de idioma, o modelo inclui conteúdos de estudos interculturais, com temas ligados à história, cultura e sociedade dos países falantes da língua escolhida.
