Seu carro tem placa com final 3 ou 4? Prazo para pagar IPVA termina nesta terça-feira

PUBLICIDADE

Proprietários de veículos com final de placa 3 e 4 têm até esta terça-feira (4) para quitar a primeira parcela ou todo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2025. O calendário de pagamento começou nessa segunda (3) e segue até sexta (7). Os motoristas que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 3%. Veja a tabela de pagamento:

()

O proprietário que pagou em dia todos os débitos do veículo em 2024 e 2023 ainda terá, automaticamente, o desconto extra de 3% do programa “Bom Pagador”. Os descontos estão ligados ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e não ao CPF/CNPJ do proprietário, por isso dependem da situação de veículo a veículo.

Para 2025, a expectativa de arrecadação com o IPVA é de R$ 11,9 bilhões, um incremento de R$ 1,2 bilhão (12%) em relação ao valor lançado em 2024.

A frota tributável de veículos em Minas atingiu a marca de 11.650.766. O acréscimo de 12% na arrecadação está relacionado diretamente ao crescimento da frota, de cerca de 4% em relação ao ano anterior, o que equivale a 448.846 veículos.

Alerta contra golpes é reforçado com pagamento do IPVA

Na tentativa de evitar que os contribuintes caiam em golpes, o governo de Minas lançou uma força-tarefa que vai monitorar ambientes, como buscadores de sites e redes sociais, para identificar e retirar do ar páginas criadas para aplicar golpes. Em 2024, foram registradas cerca de 4 mil denúncias relacionadas a esse crime.

“O contribuinte deve sempre estar atento ao emitir o documento de arrecadação estadual, sempre no site da Secretaria de Estado de Fazenda, no www.fazenda.mg.gov.br, atentando para os caracteres para não cair em golpes”, destacou o subsecretário da Receita Estadual de Minas Gerais, Osvaldo Scavazza, na ocasião do anúncio da força-tarefa.

A Secretaria de Estado da Fazenda não envia qualquer tipo de documento para a residência do contribuinte e reitera que a pessoa que cair no golpe não ficará isenta do pagamento do tributo.

“O contribuinte que acaba caindo nesse tipo de fraude acaba tendo que pagar o IPVA duas vezes, porque quando ele cai na fraude, esse IPVA não está quitado”, alerta Scavazza.
O crime é caracterizado como estelionato, podendo ter uma pena de 4 a 8 anos. Segundo o delegado de crimes cibernéticos, Arthur Benício, é importante que a pessoa que cair neste golpe faça o boletim de ocorrência.

“É importante que faça o registro na delegacia virtual, no site da Polícia Civil de Minas Gerais ou numa delegacia de polícia mais próxima à residência, com as informações de praxe dos fatos: a destinação da conta bancária que foi pago, o link do URL fraudulento para que possa ser feita a investigação”.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima