Enem 2024: Inep aprova 10% dos pedidos de reaplicação da prova; veja como consultar
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira (22), os resultados das solicitações de reaplicação do Enem. Ao todo foram 10.219 pedidos referentes aos dois dias do exame.
Segundo o Inep, 1.023 solicitações foram aprovadas, o que representa apenas 10% do total. Conforme o edital, a reaplicação é destinada a quem foi prejudicado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas, como prevê o edital.
Para saber se está na lista dos aprovados para a reaplicação da prova, os candidatos devem acessar a Página do Participante.
As novas provas estão agendadas para os dias 10 e 11 de dezembro para candidatos que tiverem seus pedidos aprovados.
Quem tem direito a reaplicação da prova?
Segundo o artigo 13 do Enem 2024, podem solicitar a reaplicação do exame os candidatos que tiveram problemas logísticos ou motivos de saúde.
Entre os motivos de saúde estão: tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenzae; doença meningocócica e outras meningites; varíola; varíola dos macacos (monkeypox); influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola; varicela e covid-19.
Para reaplicação do Enem, também são considerados problemas logísticos que prejudicam a aplicação do exame como:
- Desastres naturais;
- Comprometimento da infraestrutura do local;
- Falta de energia elétrica no local de prova, que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural;
- Erro de execução de procedimentos de aplicação que cause comprovado prejuízo ao participante, antes ou durante a realização da prova.
As solicitações relacionadas a problemas logísticos são avaliadas de acordo com as possíveis ocorrências registradas em cada município, a exemplo de notificações da defesa civil local sobre desastres naturais.