Carreta percorrerá Estado para realizar ações contra o câncer e atender até 1,7 mil pessoas por mês
Consultas e exames de mamografia e raio-x, voltados para prevenir e diagnosticar casos de câncer, poderão ser feitos de graça em uma carreta que vai percorrer o Estado. A unidade móvel do Instituto de Oncologia Santa Casa BH irá oferecer cerca de 1,7 mil atendimentos por mês. O trabalho será feito com a ajuda dos gestores das cidades que vão receber o veículo.
O trabalho será feito por meio de protocolos para identificação de casos de alta suspeição de câncer de mama, cabeça e pescoço, pele e pulmão. Os pacientes a serem atendidos gratuitamente serão selecionados conforme os critérios de cada protocolo, como por exemplo, mulheres acima de 40 anos que não realizaram mamografia nos últimos 24 meses.
De acordo com a gerente do Instituto de Oncologia, Lorena Lima, o trabalho é focado em educação, prevenção e identificação de casos de alta suspeição das neoplasias mais prevalentes em adultos e crianças. Segundo ela, o cronograma está em construção.
“As ações serão personalizadas para cada cidade a ser visitada, iniciando com reuniões para negociações organizacionais com os gestores locais, identificação das necessidades, definição do escopo logístico, entre outros, além da capacitação das equipes da atenção primária e monitoramento de 100% das famílias atendidas”, explica Lorena.
A Carreta da Família foi possível graças a uma parceria entre o hospital e a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE). Para a Santa Casa, a carreta representa um avanço na saúde dos mineiros, proporcionando mais agilidade no acesso aos serviços oncológicos. O projeto será lançado no próximo sábado (9), às 11h durante uma solenidade que vai reunir representantes do hospital e do Cape, além de parceiros.