Peixe de 200 quilos é encontrado em fazenda de produção de camarões
Uma descoberta surpreendente agitou os trabalhadores de uma fazenda de produção de camarões em Pendências, Rio Grande do Norte, na manhã desta terça-feira (05.04). Um peixe da espécie Mero, pesando aproximadamente 200 kg, foi encontrado morto às margens do canal que abastece os viveiros de camarão da fazenda.
O engenheiro de pesca da fazenda, Ítalo Mendes, foi quem fez a descoberta por volta das 6h30. Ele explicou ao G1 que, o animal é comum em águas profundas, e provavelmente adentrou o canal quando ainda era filhote. “Como esse canal já tem 20 anos, não temos como dizer quanto tempo ele passou aqui”, explicou Mendes.
A possível causa da morte apontada pelo engenheiro é a falta de oxigênio no canal. Apesar da presença de outros peixes na área, nunca haviam registrado um de tamanho tão expressivo. “Nunca tinha acontecido isso aqui”, destacou o profissional, enfatizando a raridade do ocorrido na fazenda de carcinicultura, uma das maiores do país.
O canal, com 23 km de extensão e cerca de 8 metros de profundidade, é crucial para a produção de camarões na fazenda. Equipado com bombas no estuário, responsáveis por captar água para os viveiros, o local enfrentou uma situação inédita com a presença desse peixe gigante.
Devido ao estado avançado de decomposição do peixe, a decisão foi enterrá-lo no local. Ítalo Mendes ressaltou que a fazenda está investigando o incidente e tomando medidas para garantir a qualidade da água nos viveiros.