Um dos meses mais ‘molhados’ do ano, novembro terá chuvas irregulares: culpa de ‘El Ninõ’

Sob influência do El Niño, novembro terá chuva acima da médi

Novembro é, reconhecidamente, um dos meses mais chuvosos do ano. Entretanto, devido ao fenômeno conhecido como El Niño, a tendência para 2023 é de chuvas irregulares – não só em Minas, mas também em todo o Sudeste e Centro-Oeste brasileiro.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no decorrer desta semana – de 6 a 10 de novembro -, uma massa de ar seco se intensifica sobre grande parte do Brasil Central e Sudeste, mantendo predominantemente sol, temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar à tarde, inclusive em grande parte de Minas.

Relação entre o El Niño e as chuvas

O fenômeno El Niño consiste no aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, o que causa evaporação e criação de nuvens na região equatorial.

“Essas nuvens têm um ar descendente no entorno, que cai na região da Amazônia e dificulta a formação de chuvas. É por isso que não está chovendo por lá”, explica o meteorologista do Climatempo, Ruibran dos Reis.

“Estamos tendo uma das piores secas na Amazônia, devido à intensidade do El Niño. E para chover em Minas, é necessário que chova lá, já que a umidade vem da Amazônia”, completa Ruibran.

Segundo o meteorologista, para os próximos dias a previsão é de muito sol e calor, e o esperado é um novembro com temperaturas elevadas, acima da média, entre dois e três graus acima do normal e poucas chuvas. Também não há previsão de chuva para o mês de dezembro.

CATEGORIES
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus ( )